ApexBrasil organiza missão empresarial para a Feira Internacional de Havana

Anúncio ABIMAD39

Entre os dias 6 e 11 de novembro de 2023, em Cuba, acontece a Feira Internacional de Havana (FIHAV 2023), a maior feira multissetorial do Caribe.

Empresas interessadas já podem se inscrever para a seleção de empresas que irão compor o pavilhão brasileiro no evento, em missão liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A iniciativa levará a feira 40 produtoras e exportadoras dos segmentos de alimentos, bebidas, tecnologia, energia limpa, máquinas e equipamentos, saúde, fármacos, moda, casa e construção.

Em sua 39ª edição, a FIHAV reúne expositores, investidores e agentes governamentais, que são responsáveis pelas importações do país.

Anúncio

O evento é, assim, uma plataforma de negócios fundamental para países que desejam apresentar ou ampliar suas oportunidades nos mercados cubano e caribenho.

Em 2022, a Feira contou com a participação de 60 países, 20 delegações oficiais e 30 câmaras de comércio, o que resultou em diversos acordos comerciais estabelecidos com o governo cubano.  

“Estamos muito animados em retomar nossa participação na FIHAV, após quatro anos sem Pavilhão do Brasil no evento”, comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

“Desde 2018, nosso comércio bilateral com Cuba vinha sofrendo reduções significativas e sabemos que isso é contra nossos interesses econômicos”, completa.

PAVILHÃO BRASILEIRO

A ação, que costuma contar com a presença de empresas de maturidade exportadora intermediária, está com inscrições abertas a todas as empresas interessadas no mercado caribenho e que sejam produtoras e/ou exportadoras (tradings) nos segmentos de alimentos & bebidas e de indústria e serviços.

O pavilhão oficial brasileiro na FIHAV 2023 abrigará 40 estandes, distribuídos em uma área de 1300 m². Para se inscrever, as empresas deverão preencher o formulário até 18 de agosto.  

Na seleção, a ApexBrasil levará em conta o valor de exportação direta das empresas e a existência de ferramentas de comunicação digital em outro idioma, de preferência em inglês ou espanhol.

Em linha com as novas diretrizes da ApexBrasil, também haverá pontuação adicional para empresas com sede nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que tenham mulheres ocupando posições de liderança.

As empresas selecionadas terão direito a benefícios como reunião online preparatória, montagem de estande básico individual e espaços para reuniões e networking, além de inserção no catálogo oficial da feira.

Este ano está sendo adotado um custo único de participação, com valor simbólico, de forma a estimular maior participação das empresas brasileiras. Mais informações aqui.

NEGÓCIOS COM CUBA

O Brasil é o 4º maior fornecedor de Cuba, com 8,5% do seu mercado. As exportações brasileiras para o país caribenho são bastante concentradas em commodities alimentícias, a exemplo de gorduras e óleos vegetais (32,8%); arroz sem casca ou semielaborado (17,2%); e carnes de aves e miudezas (13,1%).

Nos dois primeiros casos, o Brasil fornece quase a totalidade do que Cuba importa.

Os setores com mais oportunidades para as exportações brasileiras são os de alimentos (inclusive alimentação animal), energias renováveis, economia criativa, fármacos/saúde e soja.

SERVIÇO

Pavilhão brasileiro na 39ª Feira Internacional de Havana (FIHAV)

Quando: 6 a 11 de novembro em Havana, Cuba

Inscrições: até dia 18 de agosto, via formulário

Mais informações: acesse o regulamento