O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, recebeu, na última quinta-feira (7/11), as chaves do Pavilhão Brasil na Exposição Universal 2025, em Osaka, no Japão.
Na ocasião, foi entregue a estrutura básica dos dois pavimentos construídos pelo governo japonês com recursos brasileiros para acolher a presença do Brasil na exposição universal.
“Em nome do governo do presidente Lula, estamos muito felizes por termos concluído essa etapa. Demos um grande passo e agora vamos começar outro trabalho, de mais seis meses, para a customização dos espaços”, disse Jorge Viana.
O Pavilhão Brasil terá mil metros quadrados e receberá customização projetada pela diretora Bia Lessa, renomada cenógrafa que foi convidada pela Agência para trabalhar na conceituação do espaço brasileiro na Expo.
“Nossa intenção, é trazer a alma brasileira, a cultura brasileira, os costumes brasileiros, os produtos brasileiros”, ressaltou Viana.
“A imagem do Brasil será debatida aqui e, com certeza, vai ajudar muito na promoção comercial do país e obviamente, na atração de investimentos”, completou.
A Expo Osaka 2025 será realizada de 13 abril a 13 outubro do próximo ano, sob o tema “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”.
O Brasil terá um pavilhão focado na sustentabilidade do planeta, com a promoção de uma experiência sensorial para o visitante, tendo como pano de fundo o fenômeno dos “Rios Voadores”, originados na Amazônia brasileira.
“Vamos apresentar o que o Brasil tem de melhor”, explicou Maria Luísa Wittenberg, gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da ApexBrasil.
“Além da exposição permanente, vamos realizar diversas programações culturais, diversas programações empresariais, unindo a promoção de investimentos, a promoção do comércio internacional com a promoção do turismo e da cultura”, completou.
A entrega do pavilhão brasileiro em Osaka ocorreu na sequência de dois encontros dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms) e dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas, promovidos pela ApexBrasil, Ministério da Indústria Comércio e Serviço (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) para discutir novas estratégias e ações para expandir e aprofundar as relações comerciais do Brasil com países da Ásia.
O primeiro foi realizado na Tailândia, em Bangkok, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, e teve como foco os países que integram o bloco da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a Oceania.
Em seguida, o encontro ocorreu no Japão, em Tóquio, entre os dias 4 e 6 de novembro, com foco em países do Leste Asiático.
De acordo com Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, os encontros foram importantes para retomar as relações e estabelecer novas parcerias com os países da região.
“Especialmente porque ano que vem a gente tem a Expo Osaka, onde nós vamos ficar seis meses representando tudo o que Brasil tem de melhor em termos de comércio, investimentos, cultura e negócios”, finalizou.