Após dois anos, Festa da Uva de Jundiaí retorna com grande comemoração em 2023

Anúncio

Há 89 anos, surgia em Jundiaí, no interior de São Paulo, a primeira mutação natural da uva niágara branca, dando início a uma variedade típica da região: a niágara rosada.

O marco de uma fruta originária da cidade foi motivo de muita celebração pelos produtores, tradição que se mantém até hoje, com a Festa da Uva de Jundiaí.

A festa chega à sua 38ª edição em janeiro, após dois anos de pausa nas festividades. O evento, que acontecia em três finais de semana, ganha um novo formato e mais dias.

Com início no dia 12 de janeiro e término no dia 5 de fevereiro, a expectativa da organização do evento é receber 20% mais de visitantes que em 2020.

Anúncio

Nesta data a festa da uva registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países.

A Festa da Uva é organizada em três pavilhões (Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas), área do Empório e também do Deguste Jundiaí, de forma simultânea com a 9ª Expo Vinhos.

O evento oferece aos visitantes atrações como apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais;

Completa a programação workshops enogastronômicos, espaço kids e o destaque da festa fica para a tradicional cerimônia da pisa da uva. 

Para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da festa de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade.

Moro explica que a festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade da cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas.

“Todos se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas. Nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva”, afirma.

Festa promove crescimento econômico e turístico de Jundiaí

A celebração da uva niágara rosada é um grande momento para a cidade e não apenas aos agricultores, mas para todo o município.

Jundiaí possui seis rotas turísticas: Rota do Castanho, Rota do Centro Histórico, Rota da Cultura Italiana, Rota da Terra Nova, Rota da Uva e Rota do Vinho.

Seus empreendedores participam da Festa da Uva apresentando aos visitantes seus produtos e serviços, gerando renda no evento, mas também criando interesse em futuras visitas para conhecer as rotas turísticas com mais tempo.

A Rota da Cerveja Artesanal, que será lançada nos próximos dias, também estará na Festa de 2023.

Na última festa, a movimentação de vendas registrada foi de R$18 milhões e 70% da renda é proveniente de turistas.

O evento também conta com mais de 250 atrações culturais locais, valorizando os artistas da cidade que comandam as apresentações que entretêm os visitantes ao longo dos treze dias de festividades.

Serviço:

38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023

Quando: 12 de janeiro a 05 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (12) – às 18h/ Sextas-feiras: das 18h às 22h/ Sábados: das 10h às 22h/ Domingos: das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Entrada gratuita

Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.