A Apresenta®️, Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins, se reuniu ontem (02/12) com o deputado Felipe Carreras, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Cultural, para pleitear as emendas de orçamento de 2021 e debater tópicos fundamentais ao setor.
Além do deputado e do presidente da Apresenta®️, Pedro Guimarães, participaram do encontro a Embaixadora do Turismo do Rio e responsável pela Agenda Carioca, Antonia Leite Barbosa, e o advogado e Vice Presidente da Comissão Especial de Direito de Jogos Lotéricos, Esportivos e Entretenimento do Conselho Federal da OAB, Pedro Trengrouse.
Pedro Guimarães também se encontrou com Mário Frias, Secretário Especial da Cultura do Brasil. Hoje a reunião será com o deputado Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados.
Cenário atual
Após a paralisação de uma enorme cadeira produtiva, que culminou em uma indústria combalida, diante do cenário atípico deste ano, a Apresenta®️ está em Brasília, esta semana, para fomentar a retomada econômica do setor.
Com objetivo de articular a mobilização de parlamentares para destinação de emendas, visto que cada um deles possui o montante de R$ 16 milhões ao Orçamento de 2021 e, que principalmente neste momento, tais recursos podem fazer toda diferença para alavancar este segmento tão importante da economia nacional, e estimular a geração de emprego e renda em toda sua cadeia produtiva.
A Apresenta®️ trabalha em consonância com as autoridades, em defesa do setor e para que a retomada econômica, seja efetiva e compromissada.
Por isso, além das emendas parlamentares, também se discutiu uma série de esforços para medidas de mitigação e compensação econômica das empresas e do setor, bem como a retomada responsável e segura dos eventos no país com a saúde e a segurança em primeiro lugar.
Diante de um cenário sem Réveillon, sem carnaval e sem os eventos de verão, pelo contexto de pandemia, a cidade do Rio de Janeiro perderá em torno de R$ 10 bilhões em renda e terá menos 150 mil empregos durante o período.
Diversos setores da economia brasileira, agora em aquecimento, seguem zerando as perdas sofridas durante a COVID-19, entretanto, este não é caso dos eventos culturais no cenário da cidade maravilhosa.