Aprovado plano de expansão de US$ 2.7 bilhões para o Dubai Exhibition Centre na Expo City Dubai

Anúncio ABIMAD39

O Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, aprovou um plano de expansão de AED 10 bilhões para o Dubai Exhibition Centre (DEC) na Expo City Dubai.

Quando concluído, o DEC se tornará o maior local indoor construído para eventos e exposições da região. Em dólares, o investimento representa cerca de 2.7 bilhões.

Parte do Plano Diretor Urbano de Dubai 2040, a expansão é fundamental para a visão da Expo City Dubai de se tornar um dinâmico centro econômico, impulsionado por exposições e eventos globais.

“Este local icônico não apenas se tornará o maior destino indoor de exposições e eventos da região, mas também estabelecerá novos padrões globais de excelência na indústria”, disse Al Maktoum.

Anúncio

“Estamos comprometidos em consolidar o status de Dubai como líder global no setor de eventos e exposições e o principal destino para megaeventos”, completou.

A expansão do Centro de Exposições de Dubai foi estrategicamente planejada para se alinhar com os objetivos visionários da Expo City Dubai, do Plano Diretor Urbano de Dubai 2040, e da recentemente anunciada expansão do Aeroporto Internacional Al Maktoum, que se tornará o maior do mundo quando estiver totalmente operacional.

Durante a apresentação, Helal Saeed Almarri, Diretor Geral da Dubai World Trade Centre Authority (DWTCA) destacou o compromisso do Dubai World Trade Centre (DWTC) de triplicar a contribuição econômica de seu setor de Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições (MICE) para AED 54 bilhões anuais até 2033.

Este ambicioso plano de expansão pretende aumentar significativamente a participação do DWTC no setor MICE, que movimenta bilhões de dólares.

A planejada expansão DEC fortalecerá ainda mais a posição do emirado como um centro global preferido para exposições, conferências e eventos de consumo.

O plano diretor do DEC descreve a expansão do local em três fases principais para acomodar a crescente demanda por locais de grande escala.

Na Fase 1, prevista para conclusão até 2026, o DEC contará com 140.000 metros quadrados de espaço para exposições, quase duas vezes e meia a sua capacidade atual de 58.000 metros quadrados.

A Fase 2, prevista para ser concluída até 2028, expandirá o espaço total de exposições para quase 160.000 metros quadrados, juntamente com melhorias na infraestrutura de suporte, redes rodoviárias e estacionamento em vários andares.

A fase final, prevista para ser concluída até 2031, aumentará o espaço total de exposições indoor para 180.000 metros quadrados, com 26 pavilhões em um único nível contíguo que se estenderá por 1,2 quilômetros.

Isso permitirá acomodar um megaevento ou até 20 eventos menores simultâneos. A fase final incluirá um hotel com mais de 300 quartos, lojas, escritórios comerciais e uma cozinha industrial para operações totalmente integradas.

Quando todas as fases de expansão estiverem concluídas, o DEC será 1,5 vezes maior do que o atual Centro Internacional de Convenções e Exposições de Dubai (DICEC), servindo como a nova casa para megaexposições.

Essa expansão permitirá que Dubai duplique o número de grandes eventos realizados anualmente, aumentando de aproximadamente 300 atualmente para mais de 600 até 2033.

O destino de próxima geração aprimorará o calendário de eventos globais de Dubai em diversos setores, incluindo tecnologia, saúde, alimentos e bebidas, serviços financeiros, energia e imóveis.

Ele também introduzirá plataformas para impulsionar uma maior participação global em áreas de rápida evolução, como mídia e entretenimento, mobilidade, educação, turismo e manufatura.