Riad, capital da Arábia Saudita, lançou uma campanha global para sediar a Expo 2030 Riad. A apresentação aconteceu durante a cerimônia de encerramento do pavilhão do Reino na Expo 2020 Dubai.
Cinco países, incluindo Arábia Saudita, Coreia do Sul, Itália, Ucrânia e Rússia, estão na disputa para sediar a Expo Mundial de 2030.
A carta anunciando a intenção de Riad de concorrer foi apresentada em 29 de outubro de 2021 em nome do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, vice-primeiro-ministro.
“Milhões de pessoas que visitaram o premiado pavilhão saudita tiveram um vislumbre do futuro que o Reino e sua capital estão construindo”, disse Fahd Al-Rasheed, CEO da Comissão Real da cidade de Riad.
“Hoje é apenas o começo de mostrar o que Riad tem a oferecer para a Expo 2030”, completou.
A Comissão Real da Cidade de Riad (RCRC) é a maior autoridade da capital saudita que impulsiona a transformação da cidade e está liderando a candidatura de Riad para sediar a Expo Mundial em 2030.
“A Arábia Saudita é um país jovem e a renovação de Riad é impulsionada pela energia e ambição implacável de sua juventude”, acrescentou Al Rasheed. “O mundo precisa desse tipo de otimismo sobre o futuro agora mais do que nunca.”
O CEO da RCRC disse que a capital saudita, com seus inúmeros projetos, estaria mais do que pronta para sediar a World Expo em 2030.
“Riyadh está construindo uma das maiores redes de transporte público do mundo, um dos maiores parques urbanos, uma enorme área verde projeto, e transformando toda a cidade em uma galeria de arte aberta sem paredes”, disse.
“O impressionante movimento no pavilhão saudita demonstra o grande interesse do mundo no Reino e a transformação que está passando sob a liderança do rei Salman e do príncipe herdeiro Muhammad Bin Salman”, concluiu Al-Rasheed.