Área da Higiexpo 2024 será compensada por floresta em pé

Anúncio

A Higiexpo 20204 está agendada para acontecer entre os dias 13 e 15 de agosto, utilizando os Pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo, na capital paulista.

Realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a feira deste ano pautará, mais do que nunca, seu olhar para a sustentabilidade – na prática.

A maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina aderiu à iniciativa inovadora do BioCrédito por m².

Isso quer dizer que cada metro quadrado de estande será compensado com um metro quadrado de floresta em pé, em uma ação da We Stand, plataforma que oferece soluções ESG para eventos e feiras.

Anúncio

“Falamos de m² por m², fazendo o plantio ou o trabalho de reflorestamento e preservação da floresta”, explica Rafael Vaisman, fundador da We Stand.

Com a plataforma da We Stand, a Higiexpo usará a tecnologia com foco na governança para construir um evento sustentável.

Em suma, a proposta é engajar os envolvidos já no projeto dos estandes, passando pela montagem e destinação dos materiais pós-evento.

A Higiexpo é a primeira feira a ter a plataforma plugada com todos os expositores. Será ainda a primeira vez que o programa de governança será aplicado de forma integral, que resultará no Selo ESG Completo da We Stand.

A adesão à plataforma We Stand será opção de cada expositor, mas todos poderão acompanhar a proposta, e o fluxo das ações de forma transparente.

Quem ingressar contará com projetistas para orientar sobre o layout, materiais e a destinação dos recursos utilizados.

Para além desta, outras ações sustentáveis ocorrem desde a concepção do evento, orientadas pelos pilares ambiental, social e de governança do ESG.

“As metas e os objetivos para esta Higiexpo em relação à sustentabilidade visam patamares maiores”, informou Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp.

Também a contratação de fornecedores pretende aqueles que atuam dentro dos propósitos ESG. “E esperamos atingir esses objetivos com o apoio de todos os expositores da feira, associados ou não, engajados na causa ESG”, enfatiza Denise.

Na esfera social está a destinação dos móveis e estruturas construídas nos estandes a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

As montadoras cadastradas na plataforma terão a liberdade de decidir pela doação. A meta, segundo Vaisman, é chegar a R$ 100 mil de doações.

“A estrutura usada nos estandes fará grande diferença para muitas famílias”, pontua.

O evento também prevê a “ilha social”, onde ONGs terão espaço para falar sobre suas causas sustentáveis, recebendo empresas e visitantes com interesse em informações e no engajamento com o tema.

Além desta, a edição 2024 da feira terá ainda “ilha ambiental” em que as empresas com adesão à proposta do selo terão a sua marca ativada no local.

“Eventos corporativos e feiras de negócios têm um potencial enorme como veículos de mudança e para promover impactos positivos na sociedade”, conclui Vaisman.

A edição 2022 da Higiexpo, que é promovida pela Abralimp, contou com 142 expositores, recebeu 15.147 mil visitantes em seus três dias e ocupou uma área de 8.752 m², em dois pavilhões do São Paulo EXPO.

*Com informações da ABRALIMP