Asian & Japan Food Show impulsiona negócios da indústria de pescado e gastronomia asiática no Brasil

Anúncio ABIMAD39

Encerrado no dia 11 de outubro,  edição 2016 da Asian & Japan Food Show possibilitou vendas, contatos e relacionamento de produtores, fabricantes e fornecedores com lojistas, atacadistas, donos de restaurantes e demais compradores.

A Feira de Pescados e Gastronomia Asiática cumpriu seu papel de estimular o desenvolvimento da produção de pescados no Brasil e da cadeia de gastronomia asiática como um todo – produtores, fabricantes, fornecedores, atacadistas, lojistas, restaurantes e chefs.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, lembra que a feira nasceu para atender as crescentes demandas do segmento. “Como promotores, nosso papel é estimular o desenvolvimento do setor, tanto em termos de negócios quanto de capacitação profissional”. Nesta edição recém-encerrada, a feira recebeu a visita de 3.350 visitantes profissionais.

O evento apresentou as novidades de fabricantes e fornecedores de alimentos, temperos e condimentos da culinária oriental, pescados e frutos do mar, massas e bebidas, embalagens, equipamentos e acessórios a um público formado por proprietários e funcionários de restaurantes, buffets e hotéis, supermercadistas, lojistas, atacadistas e distribuidores, chefs e sushiman e outros profissionais do segmento.

Anúncio

Em 2015, o Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de pescado, sendo que a região Norte respondeu por quase 1/3 desse volume. É de lá que vieram os dez produtores de tambaqui do Projeto ARI-Piscicultura de Rondônia, que participaram de Rodadas de Negócios com atacadistas, distribuidores e supermercados durante a Asian & Japan Food Show.

Para João Machado, analista Técnico do Sebrae-RO – apoiador da iniciativa junto com o Sebrae-Nacional –, a participação dos produtores no evento superou as expectativas. “A feira abriu reais possibilidades de negócios no curto e médio prazo. Rondônia começa efetivamente, de forma estratégica, a abrir mercado para seu pescado em São Paulo”.

Segundo Machado, a presença dos produtores de tambaqui num evento com viés de gastronomia teve também o objetivo de conscientizar os chefs, cozinheiros e sushiman da possibilidade de incluir o pescado brasileiro no preparo dos pratos da culinária asiática.

Outro órgão público que levou pequenos produtores para negociar na Asian & Food Show foi a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). “Trouxemos pequenos produtores de cadeias específicas e a visitação, contatos e volumes de negócios foram muito altos. Um dos nossos produtores relatou que vendeu na feira o equivalente a um mês de produção”, comemorou o coordenador Michel Beraldo.

A Codeagro expôs na feira de forma integrada com o Instituto da Pesca, que, pela primeira vez, promoveu o Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE) dentro da programação da Asian & Japan Food Show. Neste ano, o simpósio teve justamente o tema “Estratégias para aumentar o consumo de pescado”.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o consumo mundial de peixes teve um aumento significativo nos últimos dez anos, gerando crescimento da indústria de pescado. O Brasil seguiu a tendência de alta no consumo, aproximando-se dos 12 kg per capita de pescado ao ano recomendados pela organização.

Thaís Moron Machado, assessora de diretoria do Instituto da Pesca, avaliou positivamente a realização do SIMCOPE junto ao ambiente de negócios da feira: “Foi extremamente importante, pois favoreceu maior aproximação da cadeia produtiva de pescado, representada por produtores, indústria e consumidor, com a academia, presente no SIMCOPE”, analisa. “No estande, produtores e indústrias apresentaram ao público consumidor o resultado de linhas de pesquisa do Instituto, que busca contribuir com a disponibilidade de pescado sustentável e de qualidade para o consumidor”.

A Asian & Japan Food Show abrigou a Copa Brasil Best Sushiman, etapa inédita de seleção do representante brasileiro na Word Sushi Cup, campeonato mundial de sushi realizado no Japão.

O desafio culinário foi vencido pelo chef Eduardo Nakahara, do Rio de Janeiro. Ele superou os demais competidores no preparo do sushi tradicional e do criativo, segundo avaliação do corpo de jurados formado pelos renomados chefs Hirotoshi Ogawa, diretor-geral do Sushi Skills Institute; Shin Koike, embaixador da culinária japonesa no Brasil; Cristiano Mori (It Sushi, Sarumon) e Edson Yamashita (RYO).

Nakahara recebeu a medalha de ouro e ganhou curso de um semestre de japonês oferecido pela Aliança Cultural Brasil-Japão, colaborador principal da feira, e passagem e hospedagem oferecidas pela CERMAQ, patrocinadora máster da Copa Brasil Best Sushiman, para conhecer as instalações da empresa no Chile. No ano que vem, Nakahara representa o Brasil na World Sushi Cup com passagem para o Japão oferecida pela Nagoya Sushi Skills.

A medalha de prata foi para o chef Celestino Katayama, também do Rio de Janeiro, e a de bronze, para Cléber Arakaki, de São Caetano do Sul-SP. Eles também ganharam o curso de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão.

A Copa Brasil Best Sushiman fez parte das mais de 55 horas de atividades oferecidas aos visitantes, que contou também com palestras, seminários, workshops e oficinas ministrados por renomados profissionais, especialistas e chefs.

O Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática tratou de temas relevantes para o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática e contou, entre outros palestrantes, com a sommelier Sonia Yuke Yamani e o arquiteto Naoki Otake.

O Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos apresentou soluções administrativas para investidores que pretendem iniciar seu negócio, em palestras ministradas por professores membros da Aregala (Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo) e Cozinheiros sem Fronteiras. Já as Oficinas de Gastronomia Asiática ofereceram aulas práticas de renomados chefs como Sassá (Sassá Sushi), Joka Pimenta e Celso Amano (vencedor da World Sushi Cup 2016), e da blogueira Stephanie Chung, entre outros.

O papel da Asian & Japan Food Show para o desenvolvimento da indústria de pescados e da gastronomia asiática recebeu o reconhecimento de lideranças, autoridades e de renomados chefs.

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, visitou os corredores da feira e foi o convidado de honra de um jantar de confraternização, juntamente com o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro; Luiz Ayroza, diretor do Instituto de Pesca, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e os chefs, Shin Koike (restaurante Sakagura) e Celso Amano, vencedor da World Sushi Cup 2016, entre outros.

Outras personalidades conferiram prestígio à programação da Asian & Japan, como o badalado chef Jun Sakamoto e o ceramista Shugo Izumi (ambos no estande do Consulado Geral do Japão em São Paulo) e o chef e consultor Eiji Tomimatsu, numa palestra especial sobre consultoria.

 

Fonte: Primeira Página