Assintecal apresenta no Inspiramais 2025 o resultado da Missão Acre

Anúncio ABIMAD39

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) se prepara para apresentar os resultados da Missão Acre na 31ª edição do INSPIRAMAIS, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025.

A iniciativa terá um espaço no evento que será realizado no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. O projeto é uma realização do Brazilian Materials (BM).

O BM é o programa de apoio à internacionalização do setor mantido em parceria com a (ApexBrasil, e visa potencializar a exploração sustentável da floresta em produtos para exportação.

O consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti, responsável pela coordenação da Missão, destaca que as visitas a artesãos locais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri revelaram biomateriais com grande potencial para o desenvolvimento de novos produtos na indústria de componentes e moda.

Anúncio

“Durante as visitas, identificamos e incentivamos artesãos que produzem trabalhos excepcionais, como marchetaria e marcenaria, artesanatos e têxteis indígenas, além de peças feitas com fibras naturais de buriti, bananeira e carrapicho”, relata Marnei.

“Também descobrimos uma grande diversidade de acessórios confeccionados com sementes como açaí, jarina e tucumã, além de laminados e materiais decorativos à base de látex, entre outros”, completa.

Carminatti ressalta que, nesta investigação de biomateriais, o Acre desponta como uma fonte inesgotável de autenticidade.

“Mais que uma pesquisa, esta jornada celebra as memórias da terra e um futuro ancestral. Criar aqui é um ato de preservação — um exercício de captar esperança e cultivar um amanhã que respeite a floresta em pé”, acrescenta.

Os resultados foram surpreendentemente positivos. “Esses produtos estarão expostos no INSPIRAMAIS e também estão sendo preparados para uma publicação e um vídeo que serão lançados no salão de janeiro,” acrescenta o consultor.

A Missão Acre contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC), do Brazilian Leather, projeto de exportação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB).