Foi concluído o processo de auditoria dos dados estatísticos dos membros da Associação de Feiras Espanholas (AFE) correspondente a 2021.
“A celebração de 273 feiras em 2021, incluindo algumas feiras virtuais e híbridas, nos permite qualificar o ano como de transição, com um sinal notavelmente positivo em relação ao difícil ano anterior”, indicou Xabier Basañez, presidente da AFE.
“As feiras que se realizaram semana após semana em 2022 dão-nos otimismo pelo seu número e pelo seu comportamento, que nos fazem pensar que estamos nos aproximando da normalidade pré-pandémica”, completou.
Estes são os dados mais relevantes extraídos do relatório anual de 2021:
– O número de feiras em 2021 subiu para 273, incluindo 30 feiras híbridas e 18 feiras virtuais.
– O número de expositores inscritos subiu para 26.900, 130% a mais que em 2020.
– A área líquida total ocupada pelos expositores foi de 1.856.000 m², 110% a mais que no ano anterior.
– O número total de visitantes foi de 3,79 milhões, ou seja, 200% a mais que em 2021. Além disso, os visitantes virtuais cadastrados foram 225.345.
– 74,7% das feiras realizadas são anuais, contra 10% bienais e 9,2% bienais. As restantes são feiras com maior frequência ou celebram a sua primeira edição.
– O setor de maior destaque é o lazer, 26,7% das feiras, que inclui esportes, arte, artesanato, festas; o segundo setor com maior número de feiras é o de alimentação e hotelaria (7,7%), seguido pelo setor automotivo (7%).
– 45,4% das feiras analisadas são profissionais, 38,1% públicas e os 16,5% restantes são feiras destinadas a um visitante misto.
O exercício de 2021 apresenta assim parâmetros de sinal positivo, tendo em conta que a maior concentração de eventos ocorreu no último trimestre do ano, e ainda com uma situação em que a aplicação de medidas rigorosas de saúde, prevenção e segurança foi prioritária.
Até 2022, prevê-se a realização de cerca de 380 feiras pelos membros da associação, o que implica uma grande aproximação aos valores pré-pandemia de 2019 e, portanto, um caminho decidido para a normalidade.
O levantamento realizado junto aos membros da AFE no ano passado destacou o papel das feiras na geração de negócios para as empresas e uma grande alavanca para a recuperação económica e social.
“O papel desempenhado pelas feiras como instrumentos de comunicação e marketing é inquestionável e ainda é apreciado pelas empresas e profissionais que voltaram a ocupar os recintos de feiras”, descreve o relatório.
Esses e outros aspectos serão revistos e debatidos durante o próximo congresso da associação que acontecerá de 6 a 8 de julho de 2022.