A Associação de Feiras Espanholas (AFE) realizou uma reunião do Conselho de Administração antes do início das férias de verão na Europa.
Além de rever a situação orçamentária da associação em termos de receitas e despesas em 30 de junho, os membros da diretoria valorizaram a celebração do 1º congresso organizado em conjunto com a Associação de Centros de Conferências da Espanha (APCE) na sede do Palácio de Feiras e Congressos de Málaga (FYCMA).
Da mesma forma, fizeram um balanço do Global Exhibitions Day (GED), realizado no dia 1 de junho, destacando o envolvimento dos membros da associação, e aprovaram por unanimidade o pedido de admissão de dois novos parceiros, Easyfairs Iberia e NEBEXT, empresas de referência no mercado espanhol.
“Num ano de recuperação da atividade em que nos aproximamos dos números pré-pandemia, damos as boas-vindas a dois novos parceiros: Easyfairs Iberia e Next Business Exhibitions -NEBEXT”, disse o presidente da AFE, Xabier Basañez.
“São duas empresas bem conhecidas no nosso setor e é uma excelente notícia podermos contar com ambas como parceiros de pleno direito e, assim, aumentar o grau de representatividade da nossa associação. Estou certo de essas empresas e nossa associação se beneficiarão mutuamente neste processo”, completou.
A Easyfairs Iberia é a divisão para Espanha e Portugal de uma grande empresa europeia que opera em 13 países.
Na Espanha iniciaram a sua atividade em 2007 e atualmente contam com um amplo portfólio de feiras que acontecem em diferentes cidades da Península Ibérica em torno das indústrias metalúrgicas, robótica, embalagens, logística, manutenção e bombas e válvulas industriais.
A NEBEXT é uma empresa criada em 2015 que possui um amplo portfólio de feiras e eventos que se realizam em diferentes feiras espanholas, desde setores como digitalização para empresas, hotelaria, turismo, reabilitação, indústria química, indústria alimentar, logística e embalagem.
Sobre a celebração do I Congresso AFE-APCE, o Conselho de Administração valorizou de forma extraordinária tanto a iniciativa de organização conjunta do evento como o excelente nível das apresentações e mesas redondas.
Também foi comemorado o número de presenças, o grau de coordenação e implementação das atividades, o programa social e o total envolvimento da equipe FYCMA.
Em relação às comissões de trabalho cujas atividades foram apresentadas na reunião, deve-se notar em primeiro lugar que Alberto Alonso, Diretor Geral da Feira de Valladolid, foi eleito presidente da Comissão de Digitalização.
Por outro lado, foram analisadas as conclusões derivadas da auditoria de dados estatísticos de 2021, que revelou que foi um ano de transição, cujos parâmetros relacionados com o número de feiras realizadas, expositores, visitantes e superfície ocupada apresentaram aumentos superiores a 100% em todos os casos.
Por seu lado, 2022 apresenta números que convidam ao otimismo, num semestre em que mais uma vez a Espanha contou com pavilhões repletos de expositores e visitantes em geral, bem como o regresso de grandes feiras.
O número de feiras previstas para todo o ano é próximo ao dos anos pré-pandemia, que, para todos os membros da associação, gira em torno de 400 feiras anuais.