As feiras italianas voltaram a abrir as suas portas no dia 15 de junho de 2021. Em pouco mais de um mês, 11 eventos nacionais e 20 internacionais foram realizados na Itália.
Loredana Sarti, secretária-geral da Associação Italiana de Exposições e Feiras (AEFI) apresentou um balanço de como tem sido estes primeiros 2 meses de atividade no país.
EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS PARA PROFISSIONAIS
As primeiras exposições internacionais foram realizadas em Verona e Nápoles. A Veronafiere realizou a Motor Bike Expo de 18 a 20 de junho, o maior evento de motocicletas do mundo para motocicletas de produção padrão e personalizadas.
Cerca de 250 empresas expuseram seus produtos em 20.000 m² de espaço, e a exposição contou com a presença de 30.000 visitantes.
Paralelamente, a Mostra d’Oltremare de Nápoles realizou a Borsa Mediterranea del Turismo, com 486 expositores e 21.400 visitantes, confirmando o potencial da indústria do turismo na Itália, com especial destaque para incentivos e conferências, spas e bem-estar, bem como turismo social.
Em Milão, Florença e Riva del Garda, a moda italiana ganhou destaque. De 25 a 27 de junho, a Sì Sposaitalia Collezioni apresentou a moda italiana para noivas e noivos, junto com produtos e serviços para cerimônia de casamento na Fieramilanocity.
Cerca de 315 marcas de moda, incluindo 84 marcas estrangeiras, expuseram na Pitti Uomo 100 , enquanto a Pitti Bimbo 93 hospedou 74 marcas, 29 delas do exterior; mais de 8.000 compradores, principalmente da Itália, Europa, Estados Unidos e Rússia, compareceram.
A 33ª edição da Milano Unica decorreu na Rho Fieramilano nos dias 6 e 7 de julho de 2021: 270 expositores – 224 italianos e 46 estrangeiros – apresentaram as suas colecções de têxteis e acessórios.
Participaram 3.100 compradores, sendo 570 do exterior, um crescimento médio de 41% em relação à edição de setembro.
A Expo Riva Schuh & Garda Bags foi realizada de 18 a 21 de julho no Riva del Garda Fierecongressi, com 406 empresas expositoras e 2600 visitantes de 79 países em todo o mundo.
Por fim, de 24 a 26 de julho, decorreu a 14ª edição da Maredaamare , de volta à Fortezza da Basso, depois de um ano afastado.
EXPOSIÇÕES NACIONAIS PARA O PÚBLICO
A Fiera di Modena reabriu as suas portas de 17 a 21 de junho com a Fiera Campionaria (Feira de Modena), a primeira exposição aberta ao público na Itália.
O ModenaFiere também recebeu o Modena Nerd, nos dias 3 e 4 de julho, dois dias celebrando a cultura pop com centenas de eventos temáticos, convidados e atrações.
Em Santa Lúcia di Piave , o público pôde assistir a Wellness & Bio e à Mostra sobre os Colecionáveis Militares (Exposição de Colecionáveis Militares), no dia 18 de junho.
A IMM Carrara Fiere envolveu toda a cidade com a White Carrara Downtown, que aconteceu de sábado 17 a sábado 25 de julho, com 45 eventos, 16 instalações de arte, 4 reuniões, 5 passeios culturais e 2 visitas guiadas à Accademia di Belle Arti (Academia de Belas Artes) para redescobrir as atrações especiais de seu território local único.
Paralelamente às exposições, houve também eventos mistos como Innovabiomed,organizado por Veronafiere.
No total 172 eventos internacionais foram programados para o período de 15 de junho a 31 de dezembro de 2021, cobrindo todas as áreas da marca Made-in-Italy:
- têxteis, vestuário e moda (12%);
- esportes, hobbies, entretenimento e artes (11%);
- alimentação, bebidas e hospitalidade (10%);
- indústria, tecnologia e engenharia mecânica (9%);
- agricultura, silvicultura e pecuária (8%);
- decoração e decoração de interiores (8%).
Estão programados ainda 163 eventos nacionais, principalmente na agricultura, silvicultura e pecuária, esportes, hobbies, entretenimento e artes, alimentação, bebidas e hospitalidade, têxteis, vestuário e moda e eletrônicos.