No início desta semana as associações do setor de eventos PCMA e ICCA (International Congress and Convention Association) divulgaram notas sobre a situação de conflito envolvendo Rússia e Ucrânia.
“Apoiamos a posição do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em seu apelo para acabar com essa guerra sem sentido”, apontou a PCMA.
Por sua vez, a ICCA indicou que seus “pensamentos neste momento estão com nossos membros, amigos e colegas na Ucrânia e na Rússia que estão sendo diretamente afetados por esta ação.”
Confira abaixo a declaração do PCMA sobre o desenrolar da situação na Ucrânia e na Europa Oriental
Agora, mais do que nunca, o mundo deve se unir.
Os ataques não provocados e injustificados ao povo da Ucrânia provam que nós, como sociedade, temos mais trabalho a fazer.
A injustiça social — a guerra — não tem lugar, em lugar nenhum.
Apoiamos a posição do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em seu apelo para acabar com essa guerra sem sentido.
“Devo dizer, presidente Putin: em nome da humanidade, traga suas tropas de volta à Rússia. Em nome da humanidade, não permita que comece na Europa o que poderia ser a pior guerra desde o início do século, com consequências não apenas devastadoras para a Ucrânia, não apenas trágicas para a Federação Russa, mas para o mundo inteiro”.
Nossas comunidades globais devem ser resolutas em impulsionar o bem econômico para resolver questões complexas.
Estamos unidos contra a guerra e atos de maldade contra civis inocentes.
Apoiamos as pessoas que acreditam e vivem em uma sociedade pacífica.
Nossas orações estão com todos os que estão sofrendo, e esperamos que a paz prevaleça rapidamente.
A PCMA está empenhada em contribuir para o Fundo Humanitário da Ucrânia. Se você estiver interessado em apoiar a necessidade urgente de comida, água e abrigo, visite unfoundation.org .
E a declaração da ICCA aos seus membros e comunidade global:
Caros membros da ICCA em nossa comunidade global.
Tenho certeza de que você ficará extremamente triste ao ver as crescentes hostilidades que se desenrolam na Ucrânia nos últimos dias.
É particularmente difícil testemunhar tal devastação em países onde normalmente trabalhamos juntos, em parceria, então nossos pensamentos neste momento estão com nossos membros, amigos e colegas na Ucrânia e na Rússia que estão sendo diretamente afetados por esta ação.
A ICCA é uma associação que defende todos os nossos membros globais, valorizando a troca de conhecimento e a internacionalização; onde as diferenças são desafiadas através do debate e da discussão. Apelamos aos governos de todos os lados para que façam todo o possível para encerrar as hostilidades e se reunir para negociar uma solução pacífica para este conflito.
James Rees
Presidente da ICCA