A maior ação já realizada pela avicultura brasileira no mercado islâmico gerou centenas de milhões de dólares em negócios de exportações para o Brasil.
A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levou dezenas de agroindústrias do setor para Gulfood 2023.
A maior feira mundial de alimentos voltada para o mercado halal, realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro, em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
De acordo com as projeções coletadas junto às empresas exportadoras participantes da ação, os milhares de contatos realizados durante o evento deverão gerar mais de US$ 750 milhões em negócios nos próximos doze meses.
Apenas nos cinco dias de evento, foram mais de US$ 50 milhões em vendas realizadas pelas empresas dos setores de aves, ovos e também de suínos (para compradores não-islâmicos).
Para alcançar estes números, a ABPA e a ApexBrasil incrementaram em 20% a área destinada para o setor produtivo brasileiro no evento, que contou com uma infraestrutura superior a 450 metros quadrados.
O espaço abrigou 22 agroindústrias do setor:
– Aurora Alimentos, Avenorte, Avivar, Bello Alimentos, BRF, C.Vale, Coasul, Copacol, Dália Alimentos, Granja Faria, GtFoods, Jaguafrangos, Lar Agroindustrial, Naturovos;
– Netto Alimentos, Pamplona Alimentos, Pif Paf, Somave, SSA, Villa Germania, Vossko e Zanchetta Alimentos.
A Seara Alimentos e a Vibra Agroindustrial também estarão no evento, com estandes próprios.
Além de estrutura para realização de negócios, o espaço contou com uma ampla área de degustação, com o serviço de omeletes e o tradicional shawarma (prato da cultura árabe) de carne de frango e de carne de pato.
O objetivo, de acordo com a ABPA, é reforçar junto aos clientes a qualidade e o sabor diferenciado do produto brasileiro.
De acordo com a ABPA, foram servidos 5,1 mil shawarmas e 1,7 mil omeletes durante a Gulfood.
O espaço da ABPA no evento também recebeu diversas ações com stakeholders. Em uma delas, houve uma apresentação do quadro técnico-sanitário brasileiro, apresentado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, Carlos Goulart, com a participação de stakeholders do mercado islâmico.
O público do evento – conhecido pelo forte direcionamento aos decisores de compra de produtos alimentícios – também recebeu mais informações sobre os exportadores e a cadeia agroindustrial do Brasil, por meio de materiais eletrônicos e físicos.
“O espaço da ABPA foi bastante concorrido nesta que foi a nossa décima sétima participação na Gulfood. Diante de um quadro internacional de pressão sobre o comércio internacional de alimentos, importadores de todo o mundo reforçaram sua convicção na capacidade brasileira de apoiar a demanda mundial por carne de frango”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
“Este foi um comportamento notável nos encontros que tivemos durante os cinco dias do evento e reforçam as expectativas de um ano positivo para a avicultura e a suinocultura do Brasil”, finaliza.