Atrasada pela pandemia e limitada por questões econômicas, a feira Atlanta Market foi realizada de 13 a 18 de agosto de 2020 com apenas um quinto de seus 50.000 participantes habituais. O evento de decoração e presentes no atacado foi a única grande feira comercial a ser realizada na região metropolitana de Atlanta desde março, depois que dezenas de outras foram canceladas em virtude da pandemia.
A indústria de convenções, feiras comerciais, reuniões e eventos esportivos nacionais normalmente contribui para a economia de Atlanta, foi duramente atingida pela pandemia e, de acordo com o Atlanta Convention & Visitors Bureau (ACVB), nenhum outro evento está agendado para 2020.
Os resultados da Atlanta Market não corresponderam com as expectativas dos expositores, que viram corredores vazios e pouca geração de negócios. Além da redução no número de visitantes, o evento não contou com atrativos habituais como a presença de chefs famosos e degustações sofisticadas. Com menos participantes e sessões escalonadas para ajudar no distanciamento social, o evento não chegou perto da edição realizada em anos “normais”.
Indicativo para o restante do ano
O que isso pode significar para as feiras de negócios em Atlanta é uma questão em aberto. A área metropolitana era o quarto maior mercado de convenções e feiras de negócios do país antes da pandemia. O ano começou com 39 eventos programados. Sete dos eventos ocorreram antes da pandemia. Dos 32 restantes, 29 foram cancelados.
Cerca de 300 eventos e reuniões de todos os tamanhos foram descartados. Um milhão de noites de hotel foram perdidas, de acordo com a ACVB. No momento, a maior parte do calendário de convenções da região metropolitana de Atlanta para 2021 está intacta, mas sua sobrevivência provavelmente depende da melhoria do tratamento médico para COVID-19, uma vacina e confiança dos viajantes.