Aumento de casos da COVID-19 na Europa provoca o cancelamento da Feira do Livro de Guadalajara

Anúncio ABIMAD39

A 34ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara (México), a mais importante do mundo de língua espanhola, cancelou sua versão presencial devido ao aumento de infecções por Covid-19 na Europa.

Prevista para o final de novembro, o evento acontecerá apenas virtualmente em 2020. O presidente da feira, Raúl Padilla, anunciou que a decisão foi tomada porque muitos editores cancelaram a sua presença em Guadalajara.

“Esta será a primeira vez que a FIL, fundada em 1987, não se realizará presencialmente na Expo Guadalajara, onde só no ano passado reuniu 828.000 visitantes , mais de 800 autores, 20.000 profissionais do livro e 2.400 editoras de 48 países”, afirmou em coletiva realizado por vídeo com a imprensa.

Padilha explicou que os surtos do vírus em países como Espanha, Itália e Alemanha, e o número sustentado de infecções e mortes no México (com quase 750 mil infecções e mais de 78 mil mortes) – obrigou a feira a tomar esta decisão para garantir a saúde de todos.

Anúncio

“Nossa responsabilidade é garantir a saúde e a segurança das pessoas e a realidade nos obriga a omitir a parte presencial desta vez e focar no formato virtual”, acrescentou.

No final de setembro, a Federação das Guildas de Editores da Espanha anunciou que seus membros não compareceriam à FIL devido à “situação de insegurança sanitária e dificuldades de viagem”.

Até há poucas semanas, os organizadores da FIL mantinham a possibilidade de que as atividades fossem divididas em dois espaços paralelos, num formato que combinava presencial e virtualidade de forma a não afetar as editoras e a venda de espaços.