A cidade de Goiânia vai sediar a primeira edição do AviationXP em 2021, nos dias 1 e 2 de dezembro, no Aeródromo Brigadeiro Mario Eppinghauss SBTV.
O evento se baseia na combinação de palestras, mesas redondas, exposição de aeronaves, produtos, serviços e debates sobre os temas que mais interessam à aviação geral no Centro-Oeste.
Entre os participantes, pilotos, donos de aeronaves, empresas de táxi aéreo, autoridades, administradores de aeroportos, empresas de ground handling e outros.
A cidade de Goiânia foi escolhida para receber o primeiro evento AviationXP pela força que representa a região Centro-Oeste em termos de aviação geral no país.
Os Estados de Mato Grosso e de Goiás estão entre os sete maiores do Brasil em termos de frota de aeronaves da aviação geral, são quase 4 mil aeronaves.
Em paralelo, o Brasil conta com 2.350 Aeródromos Privados (sem considerar helipontos e helidecks), a maior parte se encontra na região Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso (524) e Mato Grosso do Sul (437).
“No Centro-Oeste, a força do agronegócio vem impulsionando o crescimento da aviação geral, mesmo durante o período de crise, e faltava um evento que reunisse os principais nomes do setor e permitisse, ao mesmo tempo, o debate, a capacitação e o network”, disse Gledson Castro, diretor da G2C, organizadora do evento.
Além do AviationXP, o calendário confirmado para 2021 inclui a segunda edição da HeliXP, dias 27 e 28 de outubro, que acontecerá mais uma vez em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo e a AeroGolfXP, nos dias 19 e 20 de novembro, em Trancoso (BA).
Em setembro, o Aviatrade, em Jundiaí, abriu a temporada latino-americana de eventos de aviação pós-pandemia.