B.L.O.G.P.O. Qual a missão da sua marca? Interromper ou Entreter?

Anúncio

Entreter ou Interromper?
O mercado de Feiras de negócios não será o mesmo após o término da pandemia atual…
Eventos Híbridos vão sair fortalecidos desta situação…potencializam a audiência…
Voce já deve ter ouvido ou lido sobre estes dois “mantras” acima, não é mesmo?
Mas utilizando a crise para pensar nas oportunidades parei para fazer uma breve comparação entre algo que já nasceu DIGITAL ( jogos eletrônicos E-Sports ) e algo que nasceu físico( Feiras).

Se estamos falando que as feiras devem ser HÍBRIDAS, será que existe algo a aprender na estratégia das marcas que exploram o E-SPORTS com muito sucesso? Hummm, vamos ver….

Em 2019 a final online do “League of Legends” (LOL) atraiu 45 milhões de pessoas…
O super Bowl 2020 (a maior audiência da TV americana ) atraiu o dobro…
Ponto para o LOL…NFL existe a mais de 100 anos e o LOL ( que pertence a uma empresa chinesa TENCENT ) foi criado em 2010…..

Ponto 1 : a audiência online pode ser enorme hoje em dia…o que vale é a RELEVÂNCIA

Anúncio

Os jogos eletrônicos mais antigos ..tipo “Grand Theft Auto” (GTA) eram vendidos “fisicamente” em DVD´s e jogados em consoles. Hoje os grandes sucessos tipo “Fortnite” são acessados de graça e o lucro é feito através de compras de “acessórios” durante o jogo, e ele se parece mais como uma mídia social do que um jogo online. Em um determinado momento podemos ter até 10 milhões de usuários jogando “Fortnite” ao mesmo tempo, vários grupos de amigos….

Ponto 2: No passado as promotoras de feiras só comercializavam o espaço, como se fossem corretores de stands.

Será que não chegou o momento destas mesmas empresas não focarem em atuar como corretores de stands e passassem a ser “corretores de conexões comerciais” cobrando por cada LEAD gerado ao participar da feira?
Tipo o que o “Fortnite” faz com sucesso

Ponto 3: As marcas deveriam ENTRETER ou INTERROMPER? ( o título deste artigo )

Você pode achar que alguns jogos eletrônicos são violentos ou chatos ou qualquer outro adjetivo. Mas você não pode negar que eles tem uma grande relevância junto a um grupo muito grande de pessoas. Os jogos eletrônicos são poderosas peças do entretenimento hoje em dia. Alguns faturam muito mais que o mais famoso blockbuster de Hollywood. Bilhões….

Atraem a atenção de todos os demográficos…Alguns que nasceram somente digitais hoje conseguem lotar estádios cheios de fãs. Para assistir algo que poderia ser acessado totalmente online. Mas somos gregários não é? Não vivemos só no digital.Boa inspiração para as Feiras? Uma feira de negócios é especialista em atrair a audiência daquela respectiva comunidade de negócios.

É ou Era? É ou Será? Aqui fica a minha dúvida…Feiras de Negócio hoje estão INTERROMPENDO a rotina das pessoas? Não sei se tenho agenda para ir até aquele pavilhão de exposições longe do meu escritório na próxima 3ª feira…..OU , não aguento esperar até a próxima 3ª feira para chegar cedo ao pavilhão pois sei que tudo e todos de mais interessante da minha comunidade de negócios estarão lá?? Interromper ou Entreter? Qual será o papel das feiras de negócio neste “admirável novo mundo híbrido”? Qual sua opinião?

1 COMENTÁRIO