Com capacidade para 25.000 pessoas por dia (não muito longe dos habituais 30.000), o festival Cruilla, em Barcelona, somou 52.000 espectadores nos seus três dias, números que o tornam o evento musical com maior público na Espanha.
O evento foi uma aposta de sucesso para a empresa liderada por Jordi Herreruela, que se tornou um exemplo de adaptação inteligente a um contexto muito complicado.
O Cruilla teve uma vantagem em relação a outros festivais que foram cancelados: sua programação é principalmente nacional, o que é fundamental quando os artistas não fazem turnês internacionais.
Mas foi uma mistura de ousadia inteligente e um compromisso com um mecanismo de teste impressionante.
O evento foi realizado no Parc del Fòrum, entre os dias 8, 9 e 10 de julho e aplicou o princípio do show Love of Lesbian.
Foram realizados testes sistemáticos todos os dias, um requisito que quase nunca é visto (ultimamente se pede um teste com menos de 48 ou 72 horas).
Em segundo lugar era obrigatório a utilização de máscaras FFP2, que foram entregues na entrada gratuitamente.
Este evento também teve a vantagem de ser ao ar livre, um ambiente muito mais seguro.
Esta parte da saúde foi realizada graças à colaboração com a Fundação para a Luta contra a SIDA e Doenças Infecciosas e a aprovação do Ministério da Saúde, Cultura e Interior da Generalitat de Catalunya.
Para a testagem dos participantes foi montada uma infraestrutura impressionante, parecendo um enorme hospital de campo.
O resultado foi adicionado na pulseira dos participantes, que também é foi usada como carteira eletrônica para consumo – evitando que dinheiro circulasse no evento.
Além do reembolso do ingresso, aqueles que tiveram resultado positivo na triagem para o festival foram encaminhados à equipe médica.
E aqui está um valor fundamental deste evento, que permitiu a identificação de várias centenas de pessoas positivas, pessoas que não sabiam e, portanto, teriam infectado outras no seu dia a dia, resultando numa segurança coletiva muito melhorada.
O custo do teste de antígeno e da equipe médica foi parcialmente repassado aos participantes, com um preço de € 8,5 para quem realizar o teste de antígeno (bilhete de um dia), € 12 para dois testes de antígeno (passes de fim de semana), e € 15 para três testes de antígenos (assinatura completa).