Expositores da Rússia e da Bielorrússia não participarão das feiras Bauma e IFAT de 2022, organizadas pela Messe München na Alemanha.
A promotora cancelou contratos com fabricantes russos e bielorrussos de máquinas de construção como reação à guerra de Putin contra a Ucrânia.
“Todas as atividades de marketing e vendas para expositores e visitantes russos e bielorrussos foram interrompidas, os contratos com expositores russos e bielorrussos nos eventos em Munique serão rescindidos. Isso afeta, entre outras coisas, a IFAT 2022, que acontece em maio, e a Bauma 2022 em outubro”, disse o comunicado.
Segundo um porta-voz da Messe München, a organizadora apoia todas as sanções estipuladas pelo governo federal alemão.
De acordo com a promotora apenas sete expositores principais da Rússia participaram da última Bauma, que aconteceu em Munique no ano de 2019, principalmente com estandes menores.
Uma delas foi a AMT, fabricante de impressoras 3D com sede em Moscou. Um total de 9.260 visitantes a Bauma em 2019 vieram da Rússia e da Bielorrússia.
Além disso, a empresa de feiras irá rever todos os seus negócios russos e “tomar medidas imediatas da situação atual”, disse.
Isso significa que a maior feira da indústria da construção na Rússia, a bauma Russia CTT 2022, que estava programada para maio em Moscou, poderá ser cancelada.