O Bar Convent começou em 2007 como uma pequena reunião do segmento de bebidas premium em Berlim, onde é realizado todos os anos. Rapidamente, este encontrou se tornou o evento de maior importância no mundo para o segmento de mercado dos bares e da indústria das bebidas destiladas. Em 2018, o Bar Convent expandiu suas fronteiras, realizando a sua primeira edição em Nova York tendo como foco o mercado da América do Norte.
Em 2019, chegou a vez do Brasil realizar a sua primeira edição nacional, o Bar Convent Brasil São Paulo (BCB). “No início de 2018, contatamos algumas empresas do setor e bartenders para avaliar se um evento como BCB se encaixaria no mercado nacional. Além de ratificarem sua necessidade, eles nos deram valiosos insights para a formatação do BCB. Agora temos reunidas todas as condições para apresentar uma primeira edição de sucesso”, conta Fernando Nagamine, gerente do BCB São Paulo.
A Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, pretende atrair mais de cem marcas expositoras e um público de três mil bartenders e donos de bar. Os grandes players internacionais, produtores e importadores de destilados já confirmaram a sua presença no BCB São Paulo. Barcardi, Beam Suntory, Campari, Pernod-Ricard, Amazzoni, Brown-Forman e Diageo estarão junto de outras grandes marcas internacionais e de produtores nacionais de águas tônicas, gin, vodka e cachaças premium.
Além das principais marcas de bebidas premium já confirmadas, o BCB contará com quatro áreas de conteúdo formatada com palestras, painéis de debates e degustações. “Teremos a presença de palestrantes, bartenders e mixologistas tanto brasileiros quanto internacionais, muito deles reconhecidos como referências no setor”, afirma Nagamine.
A ideia é ampliar o conhecimento sobre as novas marcas, lançamentos e possibilidades de misturas para coquetéis. Entre os setores representados no evento estão o gim, cachaça, vodka, whisky, bitter, tônica, vermute, bourbon e xarope.
A edição brasileira manterá a formatação original do evento realizado no exterior, mas adaptando o conteúdo à realidade brasileira e latino-americana. Assim como nos eventos anteriores, a edição de São Paulo terá uma análise criteriosa do perfil dos visitantes, sendo permitido somente o acesso de profissionais relacionados ao setor de bares, restaurantes, hotéis e distribuidores de bebidas.
Para sua edição de estreia, o local escolhido foi o Expo Barra Funda. Além de sua estrutura, localização e fácil acesso via transporte público, a organização optou por este local por ele trazer um ambiente mais alternativo. “O evento nas edições da Europa e nos Estados Unidos tem uma atmosfera informal e em locais que não são pavilhões convencionais. Os próprios stands se parecem mais com bares do que com stands de exposições tradicionais”, explica o gerente do evento.
Contudo, para as próximas edições, além de repetir a dose no mesmo local, já são estudados diferentes cenários que possam contribuir com esse ar alternativo ou até mesmo uma adaptação de um pavilhão ao ambiente adequado do BCB.
“O mercado está otimista e disposto a investimentos. As marcas de bebidas premium estão em expansão e o consumidor está voltando a consumir mais bebidas destiladas e drinks, particularmente nos bares e restaurantes”, finaliza Nagamine.
Serviço:
Data: 17 a 18 de junho
Horário: 12h às 19h
Local: Expo Barra Funda