A 3ª edição do BCB São Paulo refletiu o interesse do mercado de coquetelaria em fomento de negócios, desenvolvimento, atualização e conhecimento.
O evento, que reúne algumas das principais marcas nacionais e estrangeiras de destilados, atraiu 6.133 profissionais visitantes nos dias 5 e 6 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
O número representa um crescimento aproximado de 27% em comparação com o ano passado.
“O BCB, mais uma vez, proporcionou o contato com novos produtos e profissionais que são referência no mercado mundial, além de unir ainda mais a classe com dois campeonatos importantes”, celebra Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.
“O crescimento foi tamanho que tivemos que buscar um lugar maior para a realização e toda essa estrutura e qualidade ajudou a atrair marcas como a AMBEV, que participou pela primeira vez”, completa.
A variedade de produtos e lançamentos foi um dos principais pontos da edição 2023. Entre os destilados, whiskies, licores, gin, vodcas, tequilas, fernet e até coquetéis como Fitzgerald e Negroni engarrafados tiveram destaque.
Foi possível também conferir receitas, conteúdos, tecnologias e conhecer startups de aceleração de marcas e sistemas de gestão em demonstrações nos estandes.
No evento, também foi realizada a primeira edição do Campeonato Rabo de Galo no BCB São Paulo. O torneio, que avalia a melhor releitura da famosa receita, reuniu 31 bartenders.
O vencedor foi Fernando Spolaor, com a versão que leva cachaça Weber Haus de amburana, técnica de filtragem com leite no vermute tinto, vinho do porto branco e o xarope Litha, feito de mel com curry. Na avaliação de equipe, quem levou o troféu foi a Cachaça Flor das Gerais.
A Diageo também levou ao evento a fase final da etapa nacional do maior campeonato da coquetelaria mundial, o World Class Competition.
A competição teve como melhor bartender do ano Vitória Kurihara, do Duq gastronomia, de Curitiba (PR). Ela irá representar o Brasil na etapa mundial que voltará a ser realizada no país após dez anos, entre os dias 23 e 27 de setembro.
CONTEÚDOS
A programação de conteúdo para a atualização profissional, conhecimento e otimização de técnicas para serem usadas nos balcões contou com uma variedade de assuntos atuais. C
om curadoria de Marco De La Roche, diretor de educação do evento, as 26 palestras conduzidas por 42 profissionais brasileiros e internacionais, foram organizadas em dois espaços: Bar Mentoring e Arena de Conteúdo.
As apresentações buscaram trazer um panorama completo do setor com assuntos voltados para negócios e comercialização, criatividade em receitas e uso de produtos que estão se tornando tendências no mercado.
Entre os temas, foi possível conferir apresentações como:
– “Da imaginação ao copo: o papel do processo criativo”, “A cultura etílica e culinária da América Latina pela ótica brasileira”, “Como vender drinks de forma assertiva no seu bar”;
– “Web 3.0 e NFTs – Como se beneficiar dessa rede no universo de bartenders”, “Chat GPTender – Inteligência Artificial no bar”; “Saúde física e mental nos ambientes de bares”;
– “Harmonizações” e “Como o consumo responsável de álcool pode ser um aliado para o seu negócio”.
O próximo BCB São Paulo já tem data para acontecer. Será nos dias 1 e 2 de julho de 2024, no mesmo local, o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento tem a organização da RX.