O crescente consumo de gin no Brasil alavancou uma parceria essencial para esse destilado: a água tônica. O mercado para esse tipo de produto, que tem o quinino como base, vem ganhando força no País, onde mais de 10 rótulos já foram registrados recentemente. Para mostrar o que vem sendo produzido por aqui, os produtores de tônicas nacionais são presença confirmada no BCB São Paulo. Considerado o maior evento de bares e bebidas do Brasil, o encontro acontece no dias 17 e 18 de junho deste ano, no espaço Expo Barra Funda.
“A água tônica, conhecida como um mixer por ser combinada à base alcoolica dos coquetéis, é uma bebida que garante refrescância à receita preparada, além de ser versátil e amarga na medida correta. Nos últimos anos, ela se tornou tendência na Europa, sendo utilizada não apenas com o gin, mas também com outras bebidas. No Brasil, seu consumo vem se ampliando e o público passou a buscar por marcas premium, à altura dos destilados escolhidos”, comenta Marco de La Roche, embaixador do BCB São Paulo e mixologista do Riviera Bar, localizado na Zona Central de São Paulo.
Destaques no BCB
A Riverside foi fundada por três amigos amantes de bons produtos que se uniram para criar o primeiro premium mixer brasileiro. A ideia ganhou novos adeptos e o apoio de profissionais experientes, com o objetivo de entregar produtos de qualidade a um preço justo. Uma das principais características da marca é a busca por ingredientes e frutas naturais brasileiras e estrangeiras, reunindo técnicas antigas de infusão e tecnologia de ponta.
Riverside Original Tonic Water é o destaque de seu portfólio, fruto de anos de pesquisa para alcançar um sabor refrescante e com personalidade marcante, que pode ser combinado a bebidas destiladas. Traz em sua receita laranja amarga californiana e quinino da Amazônia, substância natural retirada da casca de uma planta medicinal, misturada à água que provém de nascentes puras e cristalinas brasileiras. Além da versão original, a marca conta com a versão light, a Ginger Beer, que será lançada durante o BCB São Paulo.
A água tônica St. Pierre também tem sua trajetória marcada pela realização de pesquisas para a obtenção de um produto de qualidade elevada. Os estudos de diferentes tônicas produzidas na Europa começaram em 2014 e duraram dois anos. Somente após mais de 40 formulações, a marca foi disponibilizada no mercado.
Um de seus diferenciais é a utilização de quinino natural em altas quantidades, enquanto grande parte das tônicas brasileiras usam apenas o seu aroma. Além disso, o sabor da St. Pierre é único, podendo ser identificado ainda que se mantenha fiel à essência das águas tônicas. Outra destaque é que o quinino usado em sua fórmula é comprado da Europa, preservando a neutralidade necessária para atender os mixologistas e se adaptar a variados tipos de drinks.