Beef Week: uma semana dedicada à carne bovina em São Paulo

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De 14 a 19 de junho, a cidade de São Paulo sedia a Beef Week, movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne que nasceu com a finalidade de aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.

Algumas lojas de carne e restaurantes terão cortes, kits e pratos especiais, além de informações para que o consumidor possa ampliar seus conhecimentos sobre a importância econômica da carne no Brasil, o quanto a produção é sustentável, que se trata de um alimento seguro e saudável, além de dicas e orientações de preparo, conservação e consumo. A realização da Beef Week é da Verum Eventos, empresa com grande expertise na realização de eventos de pecuária no Brasil.

“Queremos com a Beef Week reforçar a ideia de que a carne é sempre motivo de celebração, que é um produto saudável, seguro e que as pessoas se reúnem para comer carne em um contexto de alegria com a família e amigos. A ideia da Beef Week é também fornecer informações objetivas e confiáveis sobre esse produto tão importante no Brasil para que o consumidor reconheça todo o trabalho de qualidade que vem sendo feito no campo”, explica a coordenadora da Beef Week, Carolina Barretto, profissional com mais de 12 anos de experiência na indústria da carne no Brasil e na América do Sul e que sempre trabalhou pela comunicação entre os diversos elos da cadeia produtiva.

A Beef Week ocorre paralelamente à InterCorte, o mais consistente evento que reúne os principais elos da cadeia produtiva da carne, especialmente pecuaristas, na Bienal do Ibirapuera, nos dias 16 e 17 de junho. Enquanto o setor produtivo se reúne para discutir melhorias, o consumidor é convidado a conhecer mais sobre a produção de carne e degustar o resultado na mesa desse trabalho no campo. Haverá também um espaço da Beef Week na Bienal, onde as lojas oferecerão ao público seus produtos, o Empório Beef Week.

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Outra atração da Beef Week na Bienal será o ShowCorte, iniciativa inédita focada na demonstração, ao vivo, dos diferentes cortes de carne, dos mais clássicos aos mais inusitados, e seus diferentes modos de preparo e aproveitamento, em intervalos da programação de palestras e debates. Mais do que um show gastronômico, o projeto é uma integração entre a importância da produção pecuária adequada com foco na produção de carnes de qualidade. Haverá participação de chefs, açougueiros e zootecnistas conceituados, demonstração de carnes das raças de gado e palestras focadas em tecnologia.

Quem quiser uma experiência mais completa pode na Bienal percorrer o Caminho do Boi, projeto que convida o público a se colocar no lugar do animal e conhecer por dentro a importância da cadeia produtiva da carne brasileira. Será possível fazer o trajeto do pasto ao prato, através de estações interativas. O Caminho mostra importantes etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura, manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne. Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pode ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a qualidade da carne que ele produz e o consumidor consegue captar os cuidados e a excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto saboroso, seguro e saudável.

“A Beef Week se apresenta como um manifesto em favor da carne bovina que ajuda a melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz como por quem consome, integrando os diversos elos da cadeia produtiva. Esse manifesto é  o movimento #somosdacarne”, ressalta Carolina.

Foi realizada uma edição da Beef Week em Cuiabá (MT) no mês de março e haverá uma edição em julho, na cidade de Campo Grande (MS).

Fonte: Attuale Comunicação