Inteligência artificial como ferramenta de ensino, personalização da aprendizagem, educação inclusiva, competências socioemocionais, edutainment e valorização da saúde mental.
Estas foram algumas das tendências de Educação que pautaram a 29ª edição da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.
“Esta foi a maior edição de toda a história da Bett Brasil. Superamos os 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento”, celebra Claudia Valerio, diretora da Bett Brasil.
No que se refere ao conteúdo, a oferta de painéis e palestras contou com a participação de mais de 400 palestrantes e, na parte da exposição, mais de 300 marcas expositoras estiveram presentes, representando todo o ecossistema educacional.
“A Bett Brasil consolidou-se como um interlocutor do diálogo entre as demandas dos gestores, professores, estudantes e dos desenvolvedores de soluções e tecnologias. Todos, juntos, com o mesmo propósito de viabilizar a evolução da educação”, acrescenta Valerio.
A diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, ressalta a diversidade do conteúdo apresentado na 29ª edição do evento.
“Temos um conteúdo muito voltado para a realidade atual da Educação, que é direcionar o olhar para as transformações sociais”, afirma.
“E com isso, conseguimos trazer a diversidade para os palcos da Bett Brasil, incluindo palestrantes internacionais, o que ajuda a compreender de forma globalizada os desafios da Educação”, completa.
Adriana também destaca as novidades que marcaram essa edição, como por exemplo a participação dos estudantes com uma programação especial para que eles tenham uma voz ativa no evento.
Outro ponto marcante foi a ampliação da presença da educação pública, com painéis específicos sobre políticas públicas e o compartilhamento de cases interessantes de projetos que estão espalhados pelo Brasil.
ESTUDO OCDE
A Bett Brasil foi palco do anúncio oficial dos resultados inéditos do estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre),” divulgado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS).
O estudo foi conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em colaboração com o Instituto Ayrton Senna (IAS).
É a primeira vez que o Brasil participa como campo de implementação principal na coleta global de dados sobre o assunto, junto com outros 16 países e organizações, incluindo Colômbia, Chile, Itália, Japão, Finlândia e Bulgária.
No Brasil, o estudo foi conduzido na cidade de Sobral, no Ceará, em 2023, com mais de 4.500 estudantes de 10 e 15 anos, professores, diretores escolares e pais/responsáveis.
O estudo representa uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre competências socioemocionais no mundo, abrangendo dados de milhares de estudantes de 10 e 15 anos.
O estudo avalia 15 competências socioemocionais e sua importância na vida dos estudantes, além de examinar os fatores que promovem ou dificultam seu desenvolvimento.
BETT CONECT@
O Bett Conect@ realizou mais de 800 reuniões em dois dias. A iniciativa é direcionada para o relacionamento e networking por meio de reuniões individuais pré-agendadas com 20 minutos de duração entre instituições educacionais e fornecedores de tecnologias e soluções para a educação.
Nesta edição, entre as instituições participantes passaram pelo Bett Conect@: Rede La Salle, Rede Damas, Escola Lourenço Castanho, Ânima, FIA e Risotolândia.