Bett Show UK 2025 foi inspiração para mais de 200 educadores brasileiros

Anúncio ABIMAD39

A Bett Show UK, maior evento de educação e tecnologia do mundo, teve em 2025 um recorde de público, com 35 mil visitando a feira entre os dias 22 e 24 de janeiro, em Londres.

O ano também foi marcado pela maior delegação brasileira: foram mais de 200 educadores que aproveitaram não só a feira, mas também visitas a escolas, universidades e empresas parceiras.

Ação foi organizada pela equipe da Bett Brasil. Contudo, mais importante do que números absolutos, foi a qualidade dos aprendizados de quem esteve por lá.

Para Claudia Valério, diretora-geral da Bett Brasil, participar do evento no Reino Unido é uma maneira de ver o que está acontecendo – e o que está para acontecer – na educação de forma verdadeiramente global.

Anúncio

“A gente conhece a vanguarda da educação mundial porque o evento em Londres reúne muitos países, então pode ver as tendências, entender o que vai encontrar daqui para frente”, afirmou.

“A delegação cria muitas conexões, seja com empresas que estão em Londres, seja com palestrantes, ou mesmo com os próprios participantes da delegação”, completou.

Claudia destacou que Inteligência Artificial e inclusão foram alguns dos temas mais relevantes do evento.

Segundo Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil, a participação de tantos brasileiros este ano consolida o Brasil como um ator relevante no cenário internacional de educação.

“O aumento significativo no número de participantes demonstra o crescente interesse do Brasil em se conectar às tendências globais na educação”, afirmou Adriana.

“Essa presença ampliada fortalece a representatividade brasileira no evento, promovendo maior troca de experiências, networking estratégico e a busca por inovações que podem ser adaptadas ao contexto nacional”, concluiu.

De acordo com a Bett Brasil, o crescimento da delegação trouxe benefícios claros: maior alcance, diversidade de perspectivas e amplificação do impacto do evento no país.

As evidências do resultado positivo, explica Adriana, foram interações nos grupos de WhatsApp, a participação nas visitas técnicas e pelo sucesso do lounge brasileiro, que se tornou um ponto estratégico de encontro e troca.

“O grupo demonstrou um alto nível de interação e apoio mútuo, fortalecendo a colaboração entre os participantes e expandindo a rede de contatos e oportunidades”, relatou.

APRENDIZADOS E CONHECIMENTOS

A experiência internacional, ao colocar os educadores brasileiros em contato com outras culturas, tem o potencial de promover de fato transformações.

Monique Araújo, coordenadora da Escola Geracional, do Rio de Janeiro, contou ter ficado emocionada ao ver a apresentação na Bett de um grupo de estudantes de Hong Kong.

“Eram as próprias crianças que apresentavam seus projetos, que abordavam os visitantes de feira. Isso trouxe inspiração para buscar mais autonomia e protagonismo das nossas crianças no Brasil”, disse.

“Precisamos envolver as famílias e trabalhar essa conscientização para incentivar que as crianças participem mais e sejam protagonistas do próprio aprendizado”, acrescentou.

A professora Olga Aldana Nora, do colégio Integração, em São Paulo, acredita que a participação nos eventos na semana trouxe tantos conhecimentos práticos, quanto promoveu reflexões.

Olga também destacou as reflexões sobre inteligência artificial que viu pela feira, nas palestras e nas visitas. Além de empresas e escolas privadas, representantes da educação pública do Brasil puderam aproveitar a experiência.

Alessio Costa Lima, presidente nacional da Undime, reconhece que há muitos desafios na realidade brasileira, mas acredita que vai levar aprendizados e contatos importantes para mudar a situação.

“É um momento único para se conhecer o que existe de mais novo para nossos alunos. A gente sabe que o caminho para melhorar a educação é esse, fazer da tecnologia um grande aliado”, afirmou.

A Delegação Bett UK contou com apoio do Consulado-Geral Britânico, Britannica Education, Ecossistema SQUARE, Editora do Brasil, EF Education First, Google, Letrus, Samsung, Start by Alura e Quizizz.