A primeira edição da BFSHOW, feira de calçados ocorrida no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, deve gerar mais de US$ 65 milhões com a participação de 100 grupos internacionais.
Em reais, o cálculo de negócios efetivados e alinhavados no evento de 2023, informado pelos próprios compradores, ultrapassa a cifra de R$ 315 milhões.
Os compradores, de cinco continentes, foram trazidos para o evento em um esforço conjunto entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – por meio dos projetos Comprador Vip, do Brazilian Footwear, e Exporta Mais, da Agência -, e NürnbergMesse Brasil.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que, in loco, foram vendidos quase 2 milhões de pares de calçados, que geraram cerca de US$ 22 milhões para as marcas participantes da feira, 25% da média mensal das exportações de calçados brasileiros.
Já para os próximos seis meses, em negócios que ficaram alinhavados, a expectativa é de somar mais US$ 43 milhões em vendas.
“A BFSHOW se mostrou uma plataforma bastante efetiva não somente para a manutenção, mas também para a abertura de novos mercados, já que recebemos importadores dos cinco continentes”, avalia a gestora.
Já o Head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil, Rico Azeredo, destaca um dos objetivos da BFSHOW é se tornar o ponto de encontro da indústria calçadista para o mundo.
“Já na sua primeira edição, a BFSHOW se mostrou altamente internacionalizada. A NürnbergMesse, que possui 14 eventos no Brasil, já possui em seu portfólio ações que são referência internacional, sendo as maiores e mais relevantes de seu segmento”, afirma.
“Acreditamos muito na importância de oferecer um ambiente seguro, calmo e agradável para que compradores nacionais e internacionais façam negócios com tranquilidade e conforto. Ter informação da feira em diversos idiomas, por exemplo, é apenas um dos nossos cuidados para receber bem convidados de qualquer origem”, completa.
Participaram da primeira edição da BFSHOW compradores internacionais da:
– Argentina, África do Sul, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Ilhas Reunião;
– Kuwait, Líbia, Moçambique, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Reino Unido, República Dominicana, Tanzânia e Uruguai.
Além de compradores, o Brazilian Footwear trouxe para a BFSHOW sete jornalistas e cinco influenciadores provenientes da Argentina, Colômbia, Espanha e Itália.
A próxima edição da BFSHOW, que apresentará coleções de Primavera/Verão, acontece nos dias 21 a 23 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo/SP.