O Bureau International des Expositions (BIE) celebrou em 1º de maio de 2021 os 170 anos da inauguração da primeira Exposição Mundial.
Em 1851, a “Grande Exposição” aconteceu em Londres, abrigada no cintilante Crystal Palace, tornando-se a primeira Expo Mundial já realizada.
Desde então, destinos tão diversos como St Louis, Paris, Nova York, Osaka e Xangai já receberam visitantes de todo o mundo.
As exposições mundiais apresentaram ao mundo alguns dos itens usados em nosso cotidiano, incluindo televisão em cores, telefones celulares, zíper e até mesmo ketchup de tomate.
A longevidade e a história desses eventos destacam sua importância para seus participantes e para as gerações que os seguem.
“Em 1851, a Grande Exposição celebrou as maravilhas industriais de um mundo em rápida mudança, criando um novo paradigma para a cooperação e o progresso global. Nos 170 anos que se seguiram, as Exposições Mundiais marcaram eras, moldaram cidades, e estiveram na vanguarda de projetos de mudanças globais”, celebra Dimitri S Kerkentzes, Secretário Geral do BIE.
De vitrines de inovação industrial, as exposições mundiais se desenvolveram para se tornarem plataformas de discussão globais destinadas a encontrar soluções para os maiores desafios da humanidade.
Mais de 50 Expos Mundiais e Expos Especializados foram organizados sob a tutela do BIE, e seu sucesso atrai novos Estados Membros a cada ano. Hoje são 169 países.
Agora, 170 anos depois, os Emirados Árabes Unidos será palco para nações globais se reunirem na Expo Dubai 2020, a primeira na região do Oriente Médio, África e Ásia do Sul (MEASA).
A Expo Dubai visa inspirar, inovar e colaborar no primeiro megaevento desde o advento da pandemia do coronavírus – um encontro global que reunirá mais de 200 organizações e nações para inspirar ação e fornecer soluções viáveis para desafios da vida real.
Nesta edição os países serão agrupados não por sua geografia, mas sob os três subtemas da Expo 2020 – Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade – dependendo de seu foco.
A Expo 2020 Dubai acontecerá de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.