Bienal do Livro Rio 2025 já tem mais de 75% dos espaços vendidos

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Faltando oito meses para o maior festival de Literatura, Entretenimento e Cultura do país, a Bienal do Livro Rio já reúne um grande número de expositores confirmados.

Até o momento, mais de 75% dos espaços da Bienal já foram comercializados e 75% dos expositores frequentes aumentaram suas áreas, com um incremento médio de 40% no tamanho de seus respectivos estandes.

Além do sucesso da última edição, o Rio de Janeiro foi escolhido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – para ser a “Capital Mundial do Livro” em 2025.

Esta é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é selecionada e a realização da Bienal do Livro Rio, há 40 anos, foi um argumento essencial para a conquista desse título.

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A Bienal do Livro Rio é realizada pela multinacional GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), nos pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca.

A edição de 2023 foi marcada por absoluto sucesso: 497 editoras, selos e distribuidoras, mais de 5,5 milhões de livros vendidos, e um público de mais de 600 mil pessoas.

Entre os visitantes, destacam-se mais de 100 mil alunos de escolas públicas que estiverem presentes a partir de um investimento recorde de R$ 13,5 milhões de secretarias de Educação de diferentes municípios e do estado, reforçando o papel social do evento.

Com um tíquete médio de R$ 200, o festival comprovou sua relevância na geração de negócios e na democratização do acesso à leitura.

Para a edição do ano que vem, já garantiram presença editoras como Globo Livros, Ciranda Cultural, Harper Collins, Record, Sextante, Rocco, Intrínseca, Panini, Ediouro, Cia das Letras, entre várias outras.

Já entre as estreantes, que representam 20% dos expositores confirmados, estão editoras como a Elo, Literarua e NewPop.

“Em comparação com a edição anterior, no mesmo período de vendas, já temos um volume de área negociada 80% maior”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.  

“O sucesso da Bienal do Livro Rio 2023, somado ao bom desempenho das editoras na Bienal de São Paulo desse ano, foi decisivo para impulsionar esses números”, completa.

Nos dez primeiros dias de venda da Bienal do Livro Rio 2025, a procura foi muito significativa, resultando em uma largada três vezes superior na comercialização de espaços, se comparada à edição de 2023, que já tinha sido um sucesso.

Para a próxima edição, as tabelas serão reajustadas conforme catálogo comercial disponibilizado às editoras. Quanto mais cedo garantirem a sua participação, mais prazo terão para o parcelamento.

Com o título de ‘Rio, Capital Mundial do Livro’, as editoras estão muito entusiasmadas, confiantes de “que vamos realizar um festival ainda mais grandioso”, destaca Tatiana.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, a Bienal vai coroar o ano especial do Rio de Janeiro, trazendo outra vez ótimos resultados e novos recordes de vendas às editoras.

“O mercado editorial está muito entusiasmado com a programação do ‘Rio, Capital Mundial do Livro’, que vai se estender ao longo de todo o ano”, aponta Dante.

“A participação no festival será obviamente o grande momento de 2025 para as editoras e os autores, que terão nova oportunidade de apresentar seus lançamentos, participar de discussões importantes para a sociedade e estar perto de seus leitores”, finaliza.