Bienal do Livro Rio 2025 lança “Curto-circuito” com foco na Geração Alpha

A Geração Alpha, formada por crianças nascidas a partir de 2010, são considerados os primeiros nativos digitais completos.

Eles nasceram e crescem cercados por tecnologia, como smartphones, tablets, assistentes virtuais e inteligência artificial. Trazem consigo um jeito totalmente novo de aprender, se comunicar e consumir conteúdo.

De olho neste público, a Bienal do Livro Rio 2025, agendada para acontecer entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro (RJ), preparou uma programação especial.

A programação do Palco Apoteose Shell vai incluir um quadro dedicado aos pré-adolescentes, garantindo uma experiência vibrante e conectada com o universo middle grade.

Anúncio

Batizada de “Curto-circuito”, as sessões prometem um verdadeiro mix de influências, transitando entre histórias de livros e telas, no conceito de leituras elásticas, que valoriza as narrativas.

Os encontros ocorrerão nas manhãs de sábados e domingos. Entre os confirmados, estão novos autores, criadores de conteúdo digital e nomes já conhecidos desse grande público de 9 a 12 anos, como:

– Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, a escritora, ilustradora e roteirista Janaina Tokitaka, a youtuber Maidy Lacerda, a escritora e jornalista Flávia Lins e Silva, além de Gabriel Dearo e Manu Digilio, autores da série literária Aventuras de Mike.

A curadoria dessa programação especial ficará a cargo da jornalista, pedagoga e escritora Carolina Sanches.

Sanches tem como proposta transformar o Curto-Circuito em um ponto de encontro entre diferentes linguagens narrativas, trazendo uma programação dinâmica e interativa.

“A Geração Alpha não quer apenas qualquer história – eles querem narrativas que desafiem, surpreendam e acendam a imaginação”, afirma a curadora.

Por isso foi desenvolvida uma programação onde mestres da palavra e novos astros da narrativa se unem em um turbilhão de ideias que acende a curiosidade, a empatia e a criatividade.

“O ‘Curto-circuito’ chega com a proposta de quebrar expectativas e mostrar que a literatura pode ser tão eletrizante quanto qualquer outra forma de entretenimento”, explica.

“Vamos provar que essa geração lê sim – e que busca histórias que os inspirem, os façam questionar e reinventar o futuro”, acrescenta Sanches.

A Bienal do Livro Rio 2025 é realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Segundo a diretora da GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro, o objetivo é que essa geração curta ainda mais a programação e perceba que a literatura pode ser tão dinâmica e interativa quanto o ambiente digital.

Zaccaro ressalta que a Bienal sempre teve um papel importante na formação de novos leitores, com muitas pessoas despertando o interesse pelos livros justamente ao visitar o evento.

“As atividades voltadas para os mais jovens são sempre muito disputadas, não à toa, decidimos trazer para o nosso grande palco aberto – o Apoteose – essa programação vibrante!”, afirma.

“O ‘Curto-Circuito’ chega para ampliar essa experiência e focar nos pré-adolescentes, que estão cada vez mais envolvidos com diferentes narrativas”, finaliza Tatiana Zaccaro.