A Bienal Internacional do Livro Rio – que reúne a cada dois anos mais de 600 mil pessoas em 10 dias de encontros presenciais – vai permanecer viva e constante no ambiente digital, trazendo uma nova forma de aproximar o púbico de autores e personalidades. Os tradicionais debates, encontros e palestras do Café Literário vão transbordar para a internet, com uma versão online. Neste novo formato, a Bienal do Livro continuará a construir sua história de transformar a vida das pessoas, independentemente do calendário. Haverá ainda um marketplace para que o público possa garantir experiências exclusivas e também produtos.
“O evento continuará existindo no formato que o público conhece há quase 40 anos, mas agora estará presente na vida das pessoas todos os dias. Esse era um desejo nosso há bastante tempo e também dos visitantes, que sempre nos perguntavam o porquê de só fazer a cada dois anos; uma vez que há tanto conteúdo nacional e internacional para conhecer e debater. Realmente fazia falta ter uma presença constante”, explica Tatiana Zaccaro, diretora GL events, responsável pela direção-geral do festival.
O projeto de transformar a Bienal em um hub de conteúdo sobre cultura, sociedade e mercado literário começou com o Canal Bienal – uma plataforma dentro do site do evento (www.bienaldolivro.com.br), onde o público pode assistir na íntegra todos os painéis da última edição. No entanto, o novo formato vinha sendo desenhado há 1 ano e ganhou mais força devido ao momento atual.
Café Digital
O primeiro “produto” da Bienal adaptado para o ambiente digital foi o Café Literário – que recebe as discussões mais densas e aprofundadas sobre temas de impacto no mundo contemporâneo. Rebatizado de Café Digital, o espaço foi lançado no último dia 10 de junho, com o jornalista e mestre em Relações Internacionais, Guga Chacra, que conversou sobre Fake News com a curadora da Bienal Letícia Pires, escritora, realizadora audiovisual e mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.
“O Café Digital receberá autores e personalidades para bater um papo sobre temas relevantes para a sociedade, em que o livro é o fio condutor. O convidado vai conduzir a conversa de forma bem leve. Nos inspiramos em programas norte-americanos, como o Seinfeld, onde o convidado é chamado para dar uma volta de carro, tomar um café e bater papo”, conta Bruno Henrique, gerente de marketing e conteúdo da Bienal do Livro Rio.
Programação
As próximas atrações do Café Digital, transmitido ao vivo pelo perfil da Bienal do Livro Rio no Instagram, são a atriz, cantora e compositora Nanda Costa, às 17h do dia 18 de junho; e o ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil Lázaro Ramos, dia 26 de junho no mesmo horário. Emicida e Gabriela Priori estarão na programação de julho. A transmissão pelo Instagram da Bienal: https://www.instagram.com/bienaldolivro