A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos principais eventos do setor na América Latina acontece entre 6 e 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi (SP).
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, a Bienal anunciou os curadores dos nove espaços culturais oficiais do evento.
Eles ficarão responsáveis pela programação de mais de 1.500 horas e têm o desafio de contemplar atividades para crianças e adultos, das mais diversas faixas etárias e interesses, com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos.
São esperados 600 mil visitantes em 10 dias de evento e Sevani Matos, presidente da CBL, está feliz e empolgada com este time de curadores que estará à frente de toda a programação.
“Tenho certeza de que mais uma vez a Bienal de São Paulo será inesquecível para os visitantes, com experiências que irão conectar crianças e adultos ao universo mágico da literatura”, diz.
“Vale destacar o papel da liderança feminina neste grupo que reforça o nosso compromisso com a diversidade”, acrescenta a presidente da CBL.
Diana Passy mais uma vez será a curadora da Arena Cultural, espaço no qual os visitantes têm a oportunidade de ter contato com autores best-sellers nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas.
Sucesso absoluto, o espaço Cozinhando com Palavras terá o chef André Boccato à frente da programação – ele é o curador há mais tempo no evento.
Já o Salão de Ideias contará com curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, e Clivia Ramiro, pelo Sesc SP, entidade parceira do evento. O espaço trará grandes nomes para gerar discussões atuais com questões de relevância social e cultural.
Com curadoria de Tiago Marchesano e Clivia Ramiro do Sesc São Paulo, a BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias) terá espaços pensados especialmente no sentido de valorizar o livro e incentivar a leitura.
Em 2024, o Espaço Infantil se transforma em Espaço Infâncias, com curadoria de Elisabete da Cruz, e trará atividades educativas para os pequenos leitores, como narração de histórias, oficinas temáticas e atividades de curta duração.
Haverá repertório específico para público escolar de todas as faixas etárias, assim como agendas para famílias.
Mais uma vez com a curadoria de Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro (CCL), o espaço Espaço Cordel e Repente mostrará a vitalidade atual da literatura de cordel, com uma extensa programação que inclui debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas, relevantes ao tema.
Além das oficinas, debates e encontros com autores, o espaço terá uma carreta palco para as apresentações dos repentistas e recitadores.
Estreando o espaço tendo como missão promover encontros e propor a discussão de temas como como educação ambiental, inovação, diretrizes públicas, as políticas educacionais, a BNCC, o novo ensino médio, a reforma do novo ensino médio, o Espaço Educação terá curadoria de Solange Petrosino.
Papo de Mercado – Com curadoria de Cassia Carrenho, o espaço é dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro e focadas na troca de experiências.
A Colômbia é a convidada de honra desta edição da Bienal do Livro de SP, destacando a rica diversidade cultural e literária que a América Latina tem a oferecer.
O país contará com uma área de 300m2 no evento, onde uma série de atividades culturais e de negócios serão realizadas.
O evento já conta com mais 150 expositores editoras, livrarias, distribuidores e editoras independentes entre eles empresas como:
– Ciranda Cultural, Record, Cia das Letras, Sextante, VR Editorial, Faro Editorial, Distribuidora e Livraria Loyola, Livraria da Vila, HarperCollins, Cortez, Labrador, Panini, Girassol, entre outros.
Serviço
Data: 6 a 15 de setembro de 2024
Horário: segunda à sexta das 10h às 22h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Rua Olavo Fontoura, 1209 | Santana | São Paulo