As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 773.641 unidades em 2018, volume 15,9% superior ao registrado no ano anterior (667.363 unidades), conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Para 2019, a expectativa é de um crescimento de 10,8% na produção, devendo chegar a 857 mil unidades.
O aumento na produção é um reflexo claro da ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras, já que os moradores começaram a enxergar na bicicleta uma alternativa de mobilidade. Com este movimento veio a explosão de serviços de compartilhamento de bicicletas e, mais recentemente, o de patinetes. A pujança deste setor estará refletida em mais uma edição da Bike Brasil, organizada pela NürnbergMesse Brasil.
“Percebemos que, com o aumento das ciclovias e novas possibilidades de locomoção, a demanda que os lojistas vêm recebendo passou por algumas mudanças. Hoje, muitas pessoas vão ao trabalho de bicicleta, os locais estão disponibilizando bicicletários e, às vezes, até possuem até vestiário. Notamos esse aumento no uso de bicicletas elétricas, assim como o mercado. Agora com os patinetes e as novas orientações para uso de acessórios de segurança, como os capacetes, acreditamos que a busca por esses itens deve aumentar, assim como a parte de consultoria e serviços nas lojas, um fator que vem mudando ao longo do tempo”, afirma Rodrigo Afonso, gerente da Bike Brasil.
Duas novidades do evento para 2019 chamam a atenção. Após reuniões com as principais empresas do mercado, o evento decidiu focar suas forças e seus investimentos para impulsionar a economia da indústria da bicicleta e fortalecer as empresas que nela atuam. Com isso, o evento deixa de ser aberto também ao público final e passa a se dedicar apenas aos profissionais do setor.
“Este ano, a Bike Brasil está mais focada em negócios, por isso, decidiu fazer um reposicionamento do evento, buscando atingir o lojista. O evento nasceu como uma plataforma de negócios para o setor da bicicleta, na qual sempre reunimos distribuidores, importadores e fabricantes, promovendo o encontro com os lojistas. Com nossa experiência em promoção de negócios e ajuda de nossos parceiros, pudemos reavaliar o melhor formato e responder aos anseios do mercado, ou seja, um evento voltado para negócios e profissionais do setor”, explica Afonso.
A outra mudança é física. A feira conta com um novo local de realização: o Centro de Eventos Pro Magno. Com isso, a organização busca acolher e trazer as principais tendências para um ambiente de negócios ideal, fazendo com que o lojista tenha uma variada gama de fabricantes para encontrar o que ele deseja, atendendo assim o seu cliente final. A alteração também proporcionará que a organizadora traga experiências e parceiros internacionais, além de um Congresso altamente qualificado que proporcionará novos insights e visões de mercado.
Na área de conteúdo, a Bike Brasil contará com o Giro de Ideias, em parceria com o Sebrae. A ação contará com conteúdos mais focados ao dia a dia do lojista, como legislação, marketing, planejamento financeiro, controle de estoque, entre outros.
“A Bike Brasil é um reflexo dos anseios do mercado e essa nova fase do evento é resultado de muitas conversas com expositores e parceiros que nos indicaram este novo rumo. Estamos sempre dispostos a apoiar o desenvolvimento da mobilidade na cidade e estar atento às necessidades que o mercado pode vir a ter”, finaliza Afonso.
Serviço:
Data: 22 a 24 de agosto
Horário: quinta e sexta-feira: 09h-19h | sábado: 09h-14h
Local: Centro de Eventos Pro Magno