As feiras Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech receberam 35.600 mil visitantes no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, ao longo de quatro dias.
O crescimento de 15% no número de expositores com 772 marcas, que representam um universo de mais de 8 setores do mercado de orgânicos e naturais, também demonstra uma conexão maior da indústria em desenvolver produtos e serviços para atender consumidores mais conscientes.
Segundo a Francal Feiras, promotora e organizadora dos eventos, que ocuparam 42 mil m² do Anhembi, esta edição também registrou um aumento de 26,5% de profissionais da saúde, nutricionistas, chefes de cozinha e gastrólogos, vindos de várias regiões do Brasil.
“Ficamos felizes em receber dezenas de reports dos expositores elogiando a qualificação dos compradores – um crescimento de 17,5% comparado à edição de 2019”, afirma Valeska Oliveira Ciré, head de produtos das feiras.
Na avaliação de Cobi Cruz, diretor da Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis, entidade apoiadora da feira, a diversidade de produtos e serviços apresentada é fundamental para o setor.
“A feira mostrou que tudo que se pensar em orgânico é possível. O algodão orgânico, o cosmético, as carnes orgânicas, uma série de produtos novos processados”, disse.
“E tem muita gente talentosa oferecendo produtos e serviços interessantes. E vimos muitos estreantes na feira com estandes expressivos”, completou.
Já a NATURALTECH, a maior feira de produtos naturais latino-americana, reuniu empresas de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O Brasil é o quarto no ranking de faturamento neste setor.
Os bons resultados do evento foram exaltados por muitas das marcas expositoras, que apresentaram produtos de alta qualidade e em sintonia com o que há de melhor na produção de alimentos e suplementos.
Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, uma das entidades apoiadoras da NATURALTECH, entende que “essa é sempre uma forma de oxigenar a nossa vontade de estar perto de expositores e empreendedores. E também de mostrar o nosso trabalho para o público”.
MAIS DE 120 HORAS DE CONTEÚDO
Os visitantes também tiveram acesso a uma programação de mais de 120 horas de conteúdo sobre tendências, gestão, marketing, tecnologias e novidades que estão chegando ao mercado.
Entre os temas que foram apresentados por especialistas do setor, os itens de higiene pessoal e beleza estão ganhando cada vez mais a atenção da indústria para levar aos consumidores inovações que vão de aromas, essências, cremes, xampus, sabonetes e maquiagens.
Prova disso foram as presenças de personalidades e especialistas, nomes reconhecidos no segmento de vida saudável, sustentabilidade e cozinha, como Bela Gil na palestra de abertura, Laila Zaid, ativista socioambiental e atriz, e os chefs Erick Jacquin e Carla Pernambuco.
“Esse foi o momento de reencontrar a cadeia produtiva e de distribuição depois de, literalmente, dois anos sem encontros que estreitam laços e impulsionam negócios”, celebrou Valeska Oliveira Ciré.
A próxima edição das feiras já está confirmada. Serão realizadas entre os dias 14 e 17 de junho de 2023, no Anhembi.