O Brasil será sede do Adventure ELEVATE 2025, conferência internacional sobre ecoturismo, organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA).
O anúncio da cidade de Bonito (MS) como anfitriã ocorreu nesta quarta-feira (8), no AdventureELEVATE América, em Quito, no Equador.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do evento que oficializou a nova cidade-sede. Ele esteve Junto a representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e da prefeitura de Bonito.
Freixo destacou que a Agência formalizou apoio à candidatura da cidade sul-grossense ainda em 2023 e ressaltou que a cidade é referência internacional em ecoturismo.
“Recebermos um evento desta magnitude em Bonito é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe construir um mundo melhor”, afirmou Freixo.
No evento, o presidente da Embratur também destacou a retomada de políticas ambientais da atual gestão do Governo Federal.
Para a vice-presidente da Adventure Travel Trade Association, Gabriella Stowell, a escolha da cidade representa um exemplo de destino que pratica o turismo sustentável para o mundo.
“Bonito é o destino que a gente fala que tem tudo o que um destino de aventura deve ter: natureza, cultura e atividade física. É muito interessante o Brasil estar presente nesse evento da América Latina, porque a gente é diferente dos nossos vizinhos”, ressaltou Stowell.
“Sobre a escolha de Bonito, estamos muito contentes, é um sonho, pois a gente já trabalha com esses destinos nas feiras há muito tempo”, acrescentou.
O presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou a capacidade de Bonito realizar um grande evento.
“A referência que temos hoje é o resultado de um trabalho conjunto entre setor público e privado de mais de quarenta anos na direção de um turismo responsável”, apontou.
A Embratur é associada da ATTA, e realizou ações voltadas para o turismo de natureza neste ano em parceria com a instituição, como as quatro edições do “AdventureConnect”, realizadas no primeiro trimestre de 2024 em Madrid (Espanha), Boston (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Washington (Estados Unidos).
Essas ações representam oportunidades de promoção da imagem do Brasil como destino de referência para a prática de Ecoturismo e Turismo de Aventura no mundo, alinhado às práticas de preservação e conservação ambiental.
Para a secretária municipal de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, Bonito pode ser a porta de entrada para que mais turistas internacionais visitem outras cidades do estado.
“Bonito, nós sabemos que é uma referência em ecoturismo no nosso país e nós já, há muitos anos, participamos desses eventos internacionais, muitos deles em parceria com a Embratur”, disse.
“Com esse apoio mais próximo da Agência, todo esse respaldo a nível do governo federal, faz com que realmente a gente possa realizar diversas ações que tenham resultados muito efetivos para o nosso município, como a promoção internacional de uma maneira mais forte”, finalizou.