BR Week

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Havia muito tempo que o comércio varejista não registrava um crescimento em vendas tão pouco expressivo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado as vendas cresceram 4,3%, o pior índice anual desde 2003, quando foi verificada queda de 3,7%.

Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a alta de juros impulsiona o aumento das prestações e reduz as compras. Apesar da ligeira recuperação no segundo semestre de 2013 e da expectativa de retomada natural este ano, graças às eleições e à Copa do Mundo, em março as vendas recuaram 0,5%, em relação ao mês anterior, sem considerar as variações conforme a época do ano (dados IBGE).

“Realmente, o varejo vem enfrentando muitos desafios: o custo Brasil, representado pela carga tributária e a gestão laboriosa e improdutiva desses mesmos tributos; a pouca qualificação da mão de obra; os gargalos logísticos para reposição e composição de estoques, entregas e deslocamentos; e os custos de locação de pontos comerciais nas grandes cidades, entre outros. Mas vendo por dentro da loja, o executivo de varejo precisa também aprimorar a sua operação, ganhar maior eficiência e oferecer/investir em novas alternativas de conveniência e experiência ao cliente. De maneira geral, o varejo ainda oferece uma experiência apenas razoável aos clientes com pouco foco na conveniência”, analisa Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e CEO do Grupo Padrão.

Para discutir esses assuntos e atender às questões pertinentes a toda a cadeia de valor do varejo, o Grupo Padrão organiza o evento anual Brazilian Retail Week. “Normalmente, as questões que envolvem multicanalidade, novas tecnologias, pesquisas e debates entre lideranças do varejo são grandes chamarizes e atrativos para os congressistas. Este ano, por exemplo, o tema central reflete os insights mais poderosos surgidos na edição de 2013. Qualificação e capacitação da mão de obra, ganhos de eficiência operacional, custo Brasil, e-commerce e produtividade são assuntos que fazem parte da agenda das empresas varejistas e, consequentemente, do BR Week”, explica Meir.

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Os cerca de 80 participantes esperados terão a oportunidade, durante os três dias (28 a 30 de julho no Hotel Transamérica, São Paulo) de evento, de fazer as visitas monitoradas e de ir a dois dias inteiros de debates, plenárias e apresentação de cases reais do setor. Além disso, o encontro contará com três salas paralelas de conteúdo focadas nos temas: Marketing, Comportamento e Consumidores, Inovação, Tecnologia e Operações, Negócios e Tendências e uma área de exposição.

Evento plural, o BR Week não privilegia nem registra uma participação mais expressiva de um segmento sobre outro. A cada ano, observa uma variação, uma flutuação no quórum, distribuídos pelas diversas categorias. “Acreditamos que isso se deva à dinâmica de mercado e ao momento que o público congressista vive”, sintetiza o idealizador do evento, Roberto Meir.

Serviço:

28 a 30 de julho no Hotel Transamérica, São Paulo

 

Fonte: Matéria originalmente publicada na 21ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar.