Brandtruck cria caminhão itinerante e leva música ao vivo e mensagens positivas pelas ruas de São Paulo

Anúncio ABIMAD39

Especializada na criação, construção e locação de trucks inteligentes para experiências de grandes marcas, a Brandtruck criou um truck que levará música ao vivo, mensagens de dias melhores e recomendações da Secretaria Municipal da Saúde sobre prevenção da Covid-19 pelas ruas de São Paulo.

Por meio de uma ação itinerante, o projeto “Música na Varanda”, que acontece até o dia 3 de agosto, tem como objetivo amenizar, através da música, o momento atual de tensão e ansiedade que a população está vivendo. Durante 15 dias, o caminhão rodará a cidade e estacionará, de surpresa, em frente a prédios residenciais, casas e comunidades da cidade. Serão mais de 250 apresentações em bairros das zonas norte, sul, leste e oeste.

Para que a experiência seja memorável e atinja os moradores dos andares mais altos, o caminhão tem, além de caixas de som, um mecanismo inédito que movimenta o painel de LED 360º, estrutura que se eleva com dois braços hidráulicos e consegue direcionar a imagem para os dois lados da rua.

E tudo à distância, é claro: as pessoas deverão acompanhar da varanda do seu apartamento ou casa. O repertório, interpretado pelo cantor e compositor, Ismaille Miranda – vencedor com o Grupo Emoção a Mais do programa Astros realizado pelo SBT -, foi criteriosamente escolhido com músicas que passam mensagens de otimismo e amor. Como gesto de acolhimento, o truck também estacionará em frente a alguns hospitais da cidade para agradecer o imenso esforço e empenho dos profissionais da área da saúde.

Anúncio

“Dentro do nosso negócio, relacionado a eventos e totalmente parado devido à pandemia, encontramos uma forma de nos sentirmos úteis, levando esperança para as pessoas, tão abaladas nesses dias. A música alegra e promove bem-estar, esta é a experiência que queremos levar com o truck, desenvolvido especialmente para esse projeto.”, conta Marcello Borgerth, presidente da Brandtruck.

O projeto conta com o apoio da Crossfox Elétrica, fabricante de cabos e fios de cobre e distribuidora de materiais elétricos.

A música e o isolamento social

A quarentena forçou mudanças no estilo de vida e nas rotinas, e comportamentos foram alterados. Uma pesquisa realizada, pela internet, por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais da metade da população adulta do Estado de São Paulo afirma sentir ansiedade ou nervosismo com frequência desde que a pandemia começou. Outro dado relevante é que para 39% das pessoas, sentir-se triste ou deprimido passou a ser algo rotineiro durante a quarentena e 26% relataram piora no estado geral de saúde.

Diante desse cenário preocupante, a psicóloga Angélica Barnes ressalta a importância da música para amenizar sentimentos como a ansiedade e a solidão. “Diversos estudos mostram que certas escalas e acordes podem proporcionar cura, aumentam a capacidade imunológica e podem envolver e deixar em estado de êxtase. Ela promove equilíbrio, acalma ou agita, proporciona bem-estar, mexe com nosso corpo e mente; pode ajudar a concentração ou nos distrair, nos envolve em pensamentos e lembranças. Tivemos que mudar nosso comportamento e muitos estão sozinhos ou com poucas companhias. A música preenche o vazio do ambiente e, consequentemente, o vazio interno. É a melhor companhia que podemos ter.”, explica.