Brasil avança na preparação para a Expo Osaka 2025

Anúncio

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é responsável por gerir o Pavilhão do Brasil em Exposições Universais desde 2010, tendo em seu portfólio a Expo Xangai 2010, Expo Milão 2015 e Expo Dubai 2020.

Nesses megaeventos de 6 meses de duração, onde os países têm a oportunidade de expor sua visão sobre um determinado tema central, o Brasil sempre se destacou, figurando entre os 10 Pavilhões mais visitados em todas as edições.

A próxima Exposição Universal será realizada em Osaka, no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, tendo como tema “Construindo a Sociedade do Futuro para as nossas vidas”.

O Brasil terá um Pavilhão focado na Sustentabilidade do Planeta, com a promoção de uma experiência sensorial para o visitante, tendo como pano de fundo o fenômeno dos “Rios Voadores”, originados na Amazônia brasileira.

Anúncio

Para a concretização desse grande projeto, a ApexBrasil dará um passo importante nas próximas semanas: a finalização da licitação internacional para a contratação do consórcio que fará a construção do Pavilhão do Brasil em terras japonesas.

A sessão pública da licitação está marcada para o dia 28 de agosto e a expectativa é que o contrato seja assinado já em setembro.

A realização da licitação marca o início oficial dos preparativos para a construção do Pavilhão do Brasil.

As empresas interessadas em participar da licitação devem atender a requisitos específicos, como possuir licença para operar no mercado japonês ou ter a capacidade de formar consórcios com construtoras japonesas.

Detalhes adicionais podem ser encontrados nos documentos do Statement of Qualification e na RFP (Request for Proposal), disponíveis para consulta no Portal de Aquisições da ApexBrasil.

O prazo para inscrições ainda está em andamento e os interessados podem apresentar os documentos de qualificação por e-mail ou presencialmente no dia da Sessão Pública.

As propostas comerciais devem ser entregues em envelopes selados, que serão abertos durante a sessão pública na Embaixada do Brasil em Tóquio, a realizar-se no dia 28, das 14h às 17h.

A seleção da empresa vencedora será baseada em critérios que combinam tanto a capacidade técnica quanto a competitividade comercial.

O principal aspecto de avaliação será o menor preço global entre as empresas tecnicamente qualificadas.

Para conhecer mais sobre o Pavilhão do Brasil e sobre a temática dos Rios Voadores, acesse o site oficial da participação brasileira na Expo Osaka 2025: https://brasilexpoosaka2025.com/