Brasil cai em ranking ICCA 2018. São Paulo apresentou crescimento

Anúncio

Em 2018, São Paulo registrou a realização de 60 eventos internacionais, associativos e rotativos. São esses os principais requisitos para cadastro no banco de dados da ICCA, International Congress and Convention Association, principal entidade do setor que, anualmente, divulga seu ranking de principais destinos para eventos. Tais números garantiram a liderança para a capital paulista no Brasil e estar entre os três primeiros colocados na América Latina.

Na liderança nacional, São Paulo, com 60 eventos (5 a mais do que 2017), ficou a frente de Rio de Janeiro (46) e Foz do Iguaçu (17), representando sozinha 25,75% dos eventos de perfil ICCA realizados no Brasil no período. No mundo, São Paulo subiu três posições se comparado com 2017, ficando em 40º lugar. No mercado latino, São Paulo, terceiro colocado, segue Lima, com 67 eventos, e Buenos Aires, com 133.

“O crescimento de São Paulo no ranking da ICCA deixa ainda mais claro como São Paulo é uma das principais cidades do mundo para eventos. O mercado de turismo, eventos e viagens, incluindo o segmento de encontros associativos, incrementam a economia do destino”, comenta Toni Sando, Presidente Executivo do Visite São Paulo, entidade associada à ICCA e uma das responsáveis pela pesquisa e cadastro dos eventos no banco de dados. “Além dos Centros de Convenções, os hotéis associados, junto ao Visite São Paulo, já estão se mobilizando para o reconhecimento e captação de mais eventos no perfil ICCA para os próximos anos”, completa Toni Sando.

Entre os principais destinos nacionais que figuram nas 10 primeiras posições, há associados da UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, que são: São Paulo (60), Rio de Janeiro (46), Foz do Iguaçu (17), Florianópolis (9), Salvador (9), Fortaleza (7), Belo Horizonte (6), Campinas (6), Curitiba (6), Porto Alegre (6), Recife (4) e Natal (2). “O trabalho de pesquisa é feito pelos CVBs em paralelo a órgãos públicos e associações, que também direcionam esforços na busca e cadastro de eventos”, finaliza Toni Sando.

Anúncio

Brasil

Já o Brasil amargou nova queda no ranking anual de países e cidades que mais realizaram eventos e congressos internacionais. Em 2018, o País somou 233 eventos e figurou na 17ª posição global. Em 2017, foram 237 eventos, na 16ª colocação.

Apesar da queda, o Brasil é o líder da lista entre os latino-americanos. A Argentina está colada, logo atrás, com 232 reuniões, mas com ascensão de 17% em comparação com 2017, quando estava na 21ª posição.