Brasil ocupa a 4ª posição no “Top 10” países da Certificação LEED no mundo

Anúncio

O Brasil ocupa a 4ª posição segundo o ranking anual do US Green Building Council (USGBC), que mostra os “Top 10” Países do LEED – sistema de classificação de green building mais utilizado e amplamente reconhecido no mundo.

A lista destaca os países fora dos EUA que estão realizando progressos significativos em projeto, construção e reforma de edifícios sustentáveis, ilustrando a crescente demanda internacional por edifícios com a Certificação LEED. Os espaços com o certificado utilizam menos recursos hídricos e energéticos, são mais econômicos, reduzem as emissões de carbono e criam um ambiente mais saudável para todos.

O anúncio aconteceu em um momento de especial atenção internacional sobre a mitigação das mudanças climáticas que prevalecerá em destaque até a COP21 – negociações climáticas das Nações Unidas, que ocorrerá no próximo mês de Dezembro.

O Brasil é um dos cinco países que compõem o BRIC a integrar essa lista, o que mostra que uma das potências econômicas emergentes mais importantes da comunidade internacional está, de forma ativa, buscando maneiras para garantir um crescimento econômico sustentável e responsável.

Anúncio

Em 2014 o Brasil ganhou destaque sendo o país que teve maior queda em emissões de gases de efeito estufa, com base em seus esforços no combate ao desmatamento. A emersão do Brasil como um país na vanguarda do movimento de sustentabilidade tem o potencial de provocar o crescimento no mercado do LEED para as Américas do Sul e Central, devido à referência nacional como modelo econômico e político regional para os países vizinhos.

Alguns dos projetos relevantes que foram certificados no Brasil em 2014 incluem no Rio de Janeiro o Estádio do Maracanã, LEED Silver e o Shopping Jardim Guadalupe, LEED Certified; Em São Paulo o : Plaza Gourmet Morumbi Corporate , LEED Gold; em Fortaleza o Paco das Aguas, LEED Certified; e em Brasília o Verde Towers Brasília, LEED Gold.

O protagonismo brasileiro no cenário mundial de green buildings será debatido durante a 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, que acontece de 11 a 13 de agosto, em São Paulo.

No encontro serão tratados assuntos importantes como a gestão da água nas edificações e na indústria, a relação da água e o verde, e os desafios da sustentabilidade nas cidades brasileiras, a otimização do uso de água potável e os recursos de água não potável, entre outros.

 

 

Serviço:

6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo
Data: 11 a 13 de Agosto de 2015
Horário de Exposição: 10h – 20h
Horário do Congresso: 9h30 – 18h30
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Mais informações: http://www.expogbcbrasil.org.br/

 

Fonte: M.Free Comunicação