Maior feira de bebidas e alimentos do Japão, a Foodex Japan 2023 terminou no último dia 10 de março com balanço positivo das 16 empresas brasileiras participantes do Pavilhão do Brasil.
O espaço brasileiro na feira foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O resultado parcial após o final do evento registra 747 contatos realizados (588 novos), geração de US$ 17,64 milhões durante o evento e mais de US$ 105 milhões nos 12 meses subsequentes à Foodex 2023.
Além das empresas do Pavilhão, o Brasil ainda foi representado por outras 10 empresas no Cachaça Corner – um espaço de degustação em parceria com o Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil no Japão, o Cachaça Council e a Associação Japonesa de Cachaça.
Nesta área houve degustação do produto nacional. No total, o evento recebeu 73,7 mil visitantes em todos os dias, com uma média de público superior a 18 mil pessoas por dia.
Tradicional participante do Foodex Japão, no qual tem estado presente de forma consistente desde 2009, o Brasil levou empresas que representam alguns dos melhores setores da economia.
O Pavilhão do Brasil apresentou produtos nacionais como frango, mel, açaí e cachaça que podem ser encontrados e comercializados no Japão. Além disso, os visitantes também puderam degustar o café nacional.
A feira conta com mais de 3.300 expositores de diversos países, o que representa uma oportunidade como porta de entrada para os demais países da região, sobretudo aqueles signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP).
O Japão é um mercado importante para posicionamento, pois cria tendências de consumo para toda Ásia. A participação em eventos como a Foodex ajuda a tornar os produtos brasileiros mais conhecidos dos consumidores japoneses, que são muito exigentes em termos de qualidade.
A biodiversidade e sustentabilidade são atributos muito valorizados pelo público japonês e também é muito importante planejar uma presença sustentada, com uma estratégia de longo prazo para este mercado.
MISSÃO JAPÃO E CORÉIA DO SUL
O esforço da ApexBrasil no Oriente foi além de assegurar a presença brasileira na Foodex Japan 2023: a feira fez parte da Missão Japão e Coréia do Sul, que seguiu para Seul, capital coreana, quando a Foodex terminou.
No total, seis empresas participaram e, de um total de 96 contatos realizados, 83 foram inéditos, o que representa uma oportunidade real e consistente de abertura e manutenção nestes mercados.
Na execução das ações a ApexBrasil contou com a parceria da Embaixada do Brasil no Japão e na Coréia do Sul, além dos Adidos Agrícolas brasileiros em ambos os países.
A estimativa final de negócios realizados durante a missão foi de US$ 464 mil, podendo superar US$ 9,5 milhões nos 12 meses seguintes à negociação.
Dessa forma, a presença brasileira nos dois países por intermédio da ApexBrasil garantiu mais de US$ 18 milhões em negócios imediatos, com potencial para superar US$ 114 milhões em 12 meses.