Na 57ª Marmomac, realizada de 26 a 29 de setembro, em Verona, na Itália, o Brasil teve presença robusta com participação recorde de empresas.
No total 43 empresas expositoras marcaram presença no Pavilhão Brasileiro, atraindo visitantes de vários países como Índia, China, Coreia do Sul, Vietnã, Rússia, Espanha e Itália.
O Pavilhão foi uma ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
Além de toda delegação e materiais expostos no Pavilhão, o país viu suas rochas ganharem formas únicas em uma exposição exclusiva do renomado designer italiano, mentor do setor de rochas ornamentais e curador de mostras de design na Marmomac, Raffaello Galiotto.
A exposição “Herbarium Mirabile”, de sua curadoria, contou com cinco esculturas esculpidas em rochas brasileiras, dentre as 27 peças expostas.
Os materiais foram escolhidos após a visita do profissional ao Brasil, a convite do It’s Natural, Centrorochas e ApexBrasil, em fevereiro deste ano, quando ele teve contato mais próximos com os materiais nacionais.
Com o sugestivo título, “O Mundo Único das Rochas Naturais Brasileiras”, o Brasil encantou os visitantes da feira com uma apresentação pela incrível diversidade geológica do 4º maior produtor e 5º maior exportador mundial de rochas ornamentais.
O vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e o gestor do projeto setorial, Rogério Ribeiro, conduziram o tema abordando, entre outros assuntos, iniciativas de sustentabilidade adotadas pelo arranjo produtivo.
A palestra foi mediada pelo diretor de conteúdo da Casa Vogue Brasil, Guilherme Amoroso.
O Brasil também brilhou no prêmio “A Matter of Stone”. A empresa capixaba Pettrus recebeu menção honrosa em reconhecimento por seu excepcional compromisso com a sustentabilidade.
Ainda nesta premiação, Flávia Milaneze, CEO da Milanez e Milaneze, empresa promotora da Vitoria Stone Fair e Cachoeiro Stone Fair, foi agraciada com o prestigioso título “Le Donne del Marmo” (“As Mulheres do Mármore”, em tradução livre).
Essa conquista reflete não apenas o talento e a dedicação de Flávia, mas também destaca o papel fundamental das mulheres no setor de rochas ornamentais.
DUAS EMPRESAS BRASILEIRAS SE DESTACARAM NO PRÊMIO BCA.
A Pettrus recebeu o segundo prêmio sendo agraciada com uma menção honrosa em razão do conceito inovador de posicionamento da marca, em respeito aos visitantes, por sua não participação na Marmomac no ano passado, por motivos logísticos.
A Magban, outra empresa capixaba, provou seu valor ao se tornar finalista na categoria “Concept Estero”. Essa nomeação destaca o contínuo foco da Magban na inovação e na busca pela excelência no setor de rochas ornamentais.
Com sua crescente presença e sucesso na Marmomac 2023, o Brasil continua a solidificar sua posição como um ator de destaque no mercado global de rochas ornamentais.
“Esses reconhecimentos e conquistas demonstram não apenas a qualidade excepcional dos produtos brasileiros, mas também o compromisso do país com a inovação, a sustentabilidade e a excelência no setor de rochas ornamentais, elevando o nome do Brasil a novos patamares internacionais”, finalizou Tales Machado, presidente do Centrorochas.