Brasil será o país de honra na edição 2024 da Expoartesanias

Anúncio ABIMAD39

O artesanato brasileiro estará presente na Expoartesanias 2024, uma das maiores feiras do setor, que celebra a tradição, a cultura e a criatividade dos povos latino-americanos.

A presença acontece através do apoio da ApexBrasil, em parceria com o Sebrae Nacional, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPE), o Ministério das Mulheres (MIN. MULHERES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A iniciativa conta ainda com o apoio de diversas outras entidades governamentais que se unem para promover o artesanato brasileiro pelo mundo.

O evento ocorre entre os dias 04 e 17 de dezembro, em Bogotá na Colômbia, e tem como objetivo promover a conservação dos ofícios tradicionais e celebrar o trabalho dos artesãos e suas criações, que representam diversas culturas e tradições das diferentes regiões da Colômbia.

Anúncio

Esse ano, a Expoartesanias receberá o Brasil como país convidado de honra, num pavilhão de 285 m²especialmente construído para o artesanato brasileiro.

E para compor esse pavilhão, a ApexBrasil irá levar artesanatos das cinco regiões do país, elaborados pelas mãos de artesãs brasileiras.

A iniciativa está sendo desenvolvida no âmbito do programa Mulheres e Negócios Internacionais, que tem como objetivo apoiar o empreendedorismo feminino no Brasil, especialmente no contexto da internacionalização de empresas lideradas por mulheres.

Assim, a construção do pavilhão do Brasil na Expoartesanias contou com a seleção de artesanatos de mulheres brasileiras a partir do conceito: Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões, guiado pelas mãos que cuidam e criam.

Ao todo, foram criteriosamente selecionadas pela curadora Roberta Borsoi cerca de 180 peças de artesanatos de mais de 75 mulheres. Roberta é arquiteta e atua desde 1998 no escritório Borsoi Arquitetura, fundado por Acácio Gil Borsoi e Janete Costa, duas figuras importantes da arquitetura e do design no Brasil.

Ela trabalha na continuidade do legado deixado por seus pais, desenvolvendo projetos que valorizam a arquitetura moderna brasileira e integram elementos culturais e artísticos regionais, principalmente do Nordeste.

A riqueza de cada peça artesanal será evidenciada nos encontros promovidos pela ExpoArtesanías 2024. O Brasil estará representado pelo trabalho minucioso de mulheres que unem conhecimentos ancestrais com técnicas contemporâneas.

“A presença das artesãs brasileiras na ExpoArtesanías 2024 representa uma oportunidade valiosa de promover as exportações lideradas por mulheres”, ressalta Ana Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil.

“É uma forma de destacar a força criativa dessas mulheres, conectando suas produções a novos mercados e valorizando o papel da cultura brasileira no cenário internacional”, completa.

Durante o processo de seleção dos artesanatos, a ApexBrasil recebeu mais de 700 inscrições. Ao todo, foram selecionadas 79 artesãs, a partir de curadoria minuciosa.

Os artesanatos vêm de todas as cinco regiões do país e teremos 23 estados da federação representados em diversas categorias de artesanato como moda, cestaria, decoração, renda, instrumentos musicais e jogos, joias e bijuterias, cerâmica, dentre outros.