Um número recorde de empresas brasileiras vai expor seus produtos na maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga, entre 7 e 11 de outubro em Colônia, na Alemanha.
Este é um evento tradicional no calendário da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que pela 12ª vez irá liderar a delegação brasileira.
A Agência levará ao evento o maior número de participantes desde a primeira vez em que esteve à frente do Pavilhão do Brasil, em 2001.
A expectativa é que essa participação gere cerca de US$ 3,5 bilhões em negócios, entre acordos de venda imediatos e contratos futuros.
As 135 expositoras estarão distribuídas entre seis pavilhões, sendo quatro deles coordenados diretamente pela ApexBrasil:
– Bebidas (com 11 empresas); Tradings de Carnes (com seis); Tradings de Aves (com sete) e Nacional (com 52 empresas e nove comerciais exportadoras, as ECE’s).
Os outros dois pavilhões serão organizados por meio dos projetos setoriais que a Agência executa com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – Brazilian Chicken, 22 empresas – e com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) – Brazilian Beef, 19 empresas.
A inauguração do Pavilhão Brasileiro acontecerá no sábado, 7 de outubro, às 12h, no Pavilhão Nacional, e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do diretor de Gestão Corporativa da Agência, Floriano Pesaro.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, e o embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe também irão prestigiar a cerimônia.
“A Anuga é um dos eventos mais aguardados pelos setores brasileiros de agronegócios e de alimentos e bebidas”, comemora o presidente da ApexBrasil.
“Vamos propiciar oportunidades de negócios seguros e vantajosos, enquanto reforçamos a imagem de um país próspero e diverso, que contribui para a segurança alimentar global e é referência em termos de sustentabilidade das suas cadeias produtivas”, completa.
Viana lembra que a seleção das empresas atendeu a critérios de representatividade regional, a fim de garantir na delegação estados com participação menos expressiva nas exportações brasileiras.
A presença de mulheres em cargos de liderança foi outro elemento relevante nessa arregimentação, alinhado a um compromisso pela equidade de gênero no comércio exterior que a Agência assinou no mês de março.
BRASIL TRADE LOUNGE
Além da participação física das 135 expositoras, uma modalidade inovadora no Pavilhão Brasileiro vai permitir que produtos de outras 45 produtoras também sejam expostos e comercializados na feira pelas comerciais exportadoras (ECE’s) que participam da delegação.
Batizado de Brasil Trade Longe (BTL), o programa é uma novidade em relação às edições anteriores da Anuga e fruto de uma preparação que durou meses (saiba mais).
Após dezenas de rodadas de negócios supervisionadas pela equipe da ApexBrasil, realizadas entre junho e agosto, empresas de maturidade exportadora iniciante “deram match” com as nove ECE’s do Pavilhão Nacional, que deverão, por sua vez, representar essas produtoras durante a Anuga.
A maioria das empresas que estarão representadas no Brasil Trade Lounge já foi capacitada pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil, que apoia a jornada exportadora de empresas que estão buscando adentrar o mercado internacional.
Além de um espaço inédito para a geração de negócios, o BTL será uma vitrine de produtos com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade.
Em destaque, estarão café, castanhas, orgânicos, sucos e polpas, cacau, mel, balas e confeitos, cachaça e healthy foods.
O programa Brasil Trade Lounge é liderado pela ApexBrasil e conta com o apoio do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), parceiro da ApexBrasil na execução do projeto setorial Brazilian Suppliers.
“Na Anuga, teremos a oportunidade de nos encontrar com importantes elos da cadeia comercial internacional, como importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas”, avalia o conselheiro da diretoria do CECIEx, Maurício Manfre.
“É nesse momento que as habilidades da comercial exportadora são mais bem utilizadas, pois há o início do processo de conquista de novos clientes internacionais”, completa.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Para aproximar os visitantes da Anuga do pavilhão brasileiro, a ApexBrasil preparou uma programação especial para os dias da feira.
Uma das atrações serão os cookings shows, em que chefs profissionais preparam, ao vivo, menus com entrada, prato principal e sobremesa que utilizam alguns dos produtos brasileiros em exposição.
As sessões acontecerão diariamente às 14h, no Pavilhão Nacional, sob a liderança da chef brasileira Marina Stroh Ibri.
A CCAB, por meio do projeto Halal do Brasil, também conduzirá cooking shows com produtos de certificação halal das empresas participantes.
Outra atração será conduzida pelo barista Daniel Murari, campeão brasileiro Coffee in Good Spirits 2023 e finalista em outros campeonatos nacionais da área.
Todos os dias, às 11h e às 16h, nos pavilhões Nacional e Bebidas, ele apresentará as propriedades de cafés brasileiros de diferentes regiões.
Ainda, a CNI organizará uma missão empresarial para a feira com a participação de 74 empresas, além de um stand dentro do pavilhão Nacional da ApexBrasil.