Depois de nove anos, o Brasil volta a sediar um dos maiores eventos do universo da arbitragem, a Conferência Latino-Americana de Arbitragem, conhecida como CLA.
A sua décima quarta edição será realizada nos dias 20 e 21 de junho, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com organização do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e do Centro de Estudios de Derecho, Economia Y Política (CEDEP).
Com o tema “Preparando a Arbitragem do Futuro” e a expectativa de receber 350 pessoas, a CLA 2024 vai reunir alguns dos maiores expoentes nacionais e internacionais do setor.
Eles irão debater assuntos emergentes no universo da arbitragem, seus desafios atuais e caminhos futuros, em oito painéis previstos na programação.
Entre eles, o uso da inteligência artificial, que já uma realidade na otimização dos procedimentos arbitrais, mas carece de uma uniformização na aplicação da ferramenta pelas câmaras arbitrais.
O assunto será debatido no painel “The great challenge: Arbitragem via ChatGPT?”.
Com uma agenda diversificada, o evento promete explorar as questões mais prementes no cenário da arbitragem internacional.
Desde a palestra inaugural sobre as crescentes complexidades enfrentadas na prática da arbitragem internacional até debates sobre o impacto das crises políticas, sanções econômicas internacionais e a substituição dos Tratados Bilaterais de Investimento (BITs) por contratos de investimento.
Com uma abordagem prática, serão discutidos temas como a execução de sentenças arbitrais contra o Estado e estratégias para otimizar a produção de provas.
Além disso, questões contemporâneas, como o papel dos secretários dos tribunais e os desafios da arbitragem e inteligência artificial, estarão em foco.
O evento culminará com um diálogo de encerramento, no qual os participantes poderão refletir sobre o futuro da arbitragem em um contexto global em constante evolução.
A CLA 2024 vai contar com a participação de nomes como:
– José Antônio Moreno Rodríguez, presidente do CEDEP, Diego Fernández Arroyo, professor da Sciences Po Law School, Rodrigo Garcia da Fonseca, presidente do CAM-CCBC;
– Yves Derains, sócio do Derains & Gharavi, Julie Bédard, sócia do escritório Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP and Affiliates, Ximena Herrera-Bernal, sócia do escritório Gaillard Banifatemi Shelbaya Disputes;
– Pedro Batista Martins, sócio do escritório Batista Martins Advogados e co-autor da Lei de Arbitragem;
– Carlos Alberto Carmona, sócio do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados e co-autor da Lei de Arbitragem, e Selma Lemes, sócia do escritório Selma Lemes Advogados e co-autora da Lei de Arbitragem.
SERVIÇO
Quando: 20 a 21 de junho
Horário: das 09h às 18h00
Local: Copacabana Palace, a Belmond Hotel
Endereço: Avenida Atlântica, 1702 Copacabana- Rio de Janeiro, RJ. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/cla-2024-conferencia-latinoamericana-de-arbitraje/2333337?lang=pt