O Carnaval se aproxima e as pessoas já estão se programando para aproveitar o feriado. Esse ano, a maioria dos brasileiros planeja investir menos de R$ 500 na viagem de Carnaval, incluindo passagem (de avião ou de ônibus), hospedagem e passeios. É o que revela pesquisa realizada pela ClickBus, maior portal de vendas de passagens rodoviárias do mundo, em parceria com a SurveyMonkey, empresa líder global em plataforma de questionários e pesquisas online. De acordo com o levantamento, 35% dos respondentes pretendem gastar até R$ 499 para viajar no período.
Embora seja Carnaval, a principal motivação para viajar é visitar a família, de acordo com 36,2% dos entrevistados. Já 24,6% dos respondentes têm como objetivo fazer uma viagem com seus respectivos parceiros. Pular o Carnaval com os amigos vem em terceiro lugar, sendo a escolha de 21,4% dos participantes da pesquisa. O estudo também mostra que mais da metade dos brasileiros (53,2%) deve fazer o trajeto de ônibus. Viagens de carro correspondem a 32,2% das respostas, enquanto avião é a opção para 13,3% das pessoas. Viagens de moto e cruzeiro totalizam apenas 1,3%.
“Em 2014, não tivemos uma economia próspera e grande parte dos especialistas no assunto acreditam em uma retração do PIB. As pessoas estão mais cautelosas em relação aos seus gastos pessoais, visto que 2015 não promete ser um ano muito fácil. A intenção de gasto para o Carnaval revelada por esta pesquisa vai de encontro a este cenário. Mesmo assim, muitos brasileiros não deixarão de viajar por conta disso”, afirma Fernando Prado, Co-CEO e Co-fundador da ClickBus. Ainda sobre despesas, indivíduos do sexo masculino a partir dos 50 anos têm intenção de gastar um valor elevado em relação à média geral dos pesquisados. Quase um terço deles (30,3%) planeja desembolsar entre R$ 1001 e R$ 2000 na viagem de Carnaval, enquanto a maior parte das mulheres (38,7%) na mesma faixa etária quer investir menos de R$ 500 para aproveitar o período, a exemplo da média geral das pessoas.
“Os brasileiros estão buscando gastar pouco neste Carnaval e estão utilizando a tecnologia a seu favor, buscando com ela conhecer opções de destinos e, claro, identificar as melhores alternativas em relação ao custo-benefício. Isto sem falar na conveniência que a tecnologia proporciona ao possibilitar a compra de passagens sem sair de casa”, complementa Rodolfo Ohl, country manager da SurveyMonkey no Brasil.
Outro dado revelado pela pesquisa se refere ao canal de compra de passagens de avião ou de ônibus rodoviário. A maior parte dos entrevistados (44%) adquiriu seus bilhetes diretamente na companhia. Na sequência, a pesquisa mostra que 32% obtiveram suas passagens por meio de aplicativos ou sites que vendem passagens de mais de uma empresa. Pessoas na faixa etária dos 50 anos para cima são as que mais usaram a tecnologia para comprar passagens, ou por meio de aplicativos ou por meio de sites de busca de preços. Deste grupo, 29,3% adquiriram seus bilhetes via app.