Em setembro, empresas brasileiras participaram da Semana de Moda de Milão, na Itália, e de eventos de moda em Nova York, nos EUA.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) levou empresas brasileiras a cinco eventos em Milão e dois eventos em NY para mostrar o que há de melhor na moda brasileira.
Tudo de uma forma plural e completa, abrangendo itens de vestuário feminino e masculino dos mais diversos nichos, além de calçados, joias e acessórios.
As iniciativas são uma parceria da ApexBrasil com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
A temporada de moda brasileira na Itália foi inaugurada na MICAN Milano (18 a 20/9) com foco em calçados, em que mais de 40 empresas e 60 marcas brasileiras de calçados mostraram seus produtos na Semana de Moda de Milão.
Na sequência, seis marcas brasileiras desfilaram na Brazil Eco Fashion Week (20 a 22/9), mostrando que o Brasil está na vanguarda da moda sustentável.
Já no White Show (22 a 25/9), vitrine internacional de moda contemporânea, 16 marcas brasileiras participaram do evento que conecta empresas a compradores internacionais.
Paralelamente, o Brasil também esteve presente nas feiras Lineapelle e Simac Tanning Tech (20 a 22/9), para promover o couro brasileiro e máquinas e tecnologias para as indústrias de calçados, artigos de couro e curtumes.
Esta ação aconteceu junto aos projetos Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e By Brasil Components, Machinery and Chemicals, em parceria com a Assintecal (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).
A ApexBrasil também apoia a participação da marca Natural Cotton Color, em parceria com a Abit, no showroom Friends of the Earth (20 a 26/9).
COTERIE e MAGIC NY
Tradicional evento em NY, a Coterie foi realizada de 18 a 20 de setembro, para apresentar as novidades em vestuário, acessórios e calçados femininos contemporâneos.
Na mesma semana, a MAGIC Trade Show, especializada no mercado da Costa Leste norte-americana, apresentou acessórios, calçados e vestuário.
Mais de 30 empresas brasileiras participaram desses eventos para promover a moda brasileira no mercado norte-americano.
A ApexBrasil, em parceria com as entidades conveniadas, também estará presente na Semana de Moda de Paris, de 30 de outubro a 3 de novembro, levando empresas a três feiras: Tranoi – vestuário (8 marcas), Premiere Classe – acessórios (8 marcas) e Splash – moda praia (5 marcas).