Brasília se prepara para receber o Salão Nacional do Turismo 2023

Anúncio

Após uma pausa de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo está de volta, e será realizado de 15 a 17 de dezembro de 2023, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

O evento tem a expectativa de receber cerca de 10 mil visitantes por dia e terá entrada gratuita. Nas próximas semanas, estão previstos os anúncios dos estados, municípios e experiências que já estão confirmados no Salão.

O espaço de 25 mil m² deverá receber, ainda, apresentações culturais, gastronomia regional e espaço destinado a um Núcleo de Conhecimento, que ofertará palestras sobre o setor para o público interessado.

“Estamos na contagem regressiva para receber este grande evento em prol do turismo nacional”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Anúncio

“Não tenho dúvida de que essa vitrine reafirma o compromisso do governo federal com um setor que representa 7,8% do PIB e levará a atividade turística nacional a outro patamar”, completou.

A primeira delegação internacional já confirmou presença. Trata-se da comitiva da Organização Mundial do Turismo (OMT) liderada pelo secretário geral da entidade, Zurab Pololikashvili.

A previsão é de que as autoridades desembarquem no Brasil dia 14 para participar, no dia 15, da inauguração do escritório regional da entidade para as Américas e Caribe, que será instalado no Rio de Janeiro. De lá, o grupo segue para Brasília.

“A confirmação da delegação da OMT e do secretário Zurab no Salão Nacional do Turismo reafirmam o protagonismo do turismo brasileiro no cenário internacional”, disse o ministro.

Com a presença de 26 estados e o Distrito Federal, o evento contará com cinco temas que representarão o turismo brasileiro, entre elas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Os visitantes poderão participar de uma verdadeira imersão nas maravilhas do turismo de natureza. Incluindo o Cicloturismo até o Ecoturismo, passando pela Observação de Aves, de Flora e Fauna, além de incríveis experiências no Turismo de Aventura, Naútico e de Pesca.

Os encantos do campo e da vivência rural não ficam de fora. Serão apresentadas propostas que abrangem desde experiências em áreas rurais tradicionais até o Enoturismo e Turismo de Base Comunitária, podendo se conectar e vivenciar o Turismo Rural de perto.

E para mergulhar no litoral brasileiro, o Salão também trará um espaço especial para quem busca sol, mar e momentos à beira da praia, com direito a Turismo de Luxo e Casamento e Lua de Mel.

Cultura é o que não vai faltar. Para os apaixonados, o evento terá uma programação rica e diversificada. Desde experiências tradicionais até o Turismo Criativo, passando por roteiros que exploram o Patrimônio Histórico, o Cívico, Arqueológico e Religioso.

O futuro do turismo também está em pauta, destacando as novas tendências do país. Serão expostas tendências do Afroturismo ao Etnoturismo, passando pelo projeto Experiências do Brasil Original (EBO), Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

NOVA LOGOMARCA

O aguardado Salão traz ainda uma nova identidade visual. A logo integra todas as regiões, cores e a diversidade do Brasil, representando o conceito do evento: “Conheça o Brasil”.

A proposta foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República.

O evento será realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal, o SESC, o SENAC, o SEBRAE, entre outros.

Esse ano, o evento conta, dentro da sua programação, com a realização do Prêmio Nacional do Turismo 2023.

Além de importantes reuniões do Conselho Nacional do Turismo (CNT), da Organização Mundial do Turismo (OMT), e ainda de importantes debates e treinamentos realizados no Núcleo do Conhecimento.