A Brazil Conference at Harvard & MIT 2021 foi a primeira realizada em solo brasileiro e alcançou, somando os sete dias de evento, uma audiência de quase um milhão de visualizações nas redes sociais da Conferência e a dos parceiros.
Este ano, foram realizados 27 painéis, com mais de 100 palestrantes.
Realizada de modo totalmente online, a edição no Rio de Janeiro, em parceria inédita com a Fábrica de Startups, foi a que chamou mais a atenção do público.
A Conferência trouxe encontros entre líderes e representantes da diversidade do Brasil para discutir temas relacionados à cultura, política, economia e sociedade.
Um dos debates que mais teve repercussão foi o de Metas Climáticas, com Marina Silva, que abordou sobre a emissão de gases poluentes e a prática de negócios sustentáveis.
Em uma de suas falas durante o painel, a política e ambientalista afirmou que o que falta é o compromisso ético e político com a agenda sustentável e que isso nos prejudica internacionalmente, queimando a imagem do Brasil perante outros países.
Já o painel de Reforma Fiscal, um tema muito recorrente entre os economistas da sociedade, contou com Mansueto Almeida e Ricardo Paes de Barros.
Os palestrantes falaram sobre políticas públicas, injustiças tributárias e Lei de Responsabilidade Social e também sobre a ineficácia e alocar recursos durante a pandemia.
Outro destaque também foi o painel sobre Política Externa, que contou com ex-chanceleres brasileiros, já presentes em outras edições do evento.
Foi uma conversa onde todos os speakers entraram em consenso sobre a situação do Brasil, muito desvalorizado na visão de outros países: o problema é que a política externa brasileira depende da conjuntura global, o interesse nacional e experiências históricas, mas deixamos de ser um farol de desenvolvimento para o Mercosul e tudo que avançou nos últimos 30 anos foi por água abaixo.
“É sempre muito importante debater a pluralidade do Brasil, buscar caminhos e soluções para aquelas áreas que ainda não tem tanta atenção. O nosso país é cheio de recursos e trazer debates sobre como podemos mudar os cenários reunindo tantos espectadores é muito gratificante. Nos mostra que estamos no caminho certo e que muitas pessoas ainda acreditam na possibilidade de condições melhores para todos”, finaliza Gustavo Coutinho, co-Presidente da Brazil Conference.