O Brasil estará presente na GDC (Game Developers Conference), evento internacional de games voltado aos desenvolvedores que acontece de 18 a 22 de março, no Moscone Center, em São Francisco (EUA).
A participação se da por meio do Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil.
A associação irá liderar uma comitiva formada por 47 estúdios nacionais, a segunda maior da história da indústria nacional. A delegação participará de palestras, pitches, reuniões de networking e rodadas de negócios.
O objetivo é apresentar seus jogos, trocar experiências e fechar contratos com empresas estrangeiras. Entre os estúdios participantes, seis deles irão expor e disponibilizar seus jogos para testes no estande da Brazil Games.
A Abragames participa da GDC desde 2010 e não perdeu uma edição presencial sequer desde então.
“Em 2024, o Brasil estará muito bem representado e certamente terá uma atenção especial do mercado internacional, já que nos últimos anos temos apresentado e realizado grandes projetos”, celebra Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
“Essa é mais uma excelente oportunidade para apresentar ao mundo a qualidade e o potencial criativo das desenvolvedoras nacionais”, completa.
Eliana Russi, diretora internacional da Abragames e diretora operacional do Brazil Games, reforça que a participação dos estúdios brasileiros reflete a força da indústria nacional, e que a participação na GDC é uma oportunidade única para as empresas brasileiras ampliarem network e fecharem negócios.
“Nossa expectativa é gerar mais de US$ 55 milhões em negócios. Essa pode ser a maior participação brasileira na GDC do ponto de vista comercial, superando a GDC de 2023”, aponta.
“No ano passado, os 43 estúdios nacionais presentes fecharam US$ 53 milhões em contratos que estiveram em vigor ao longo dos doze meses seguintes ao término do evento”, completa.
Os seis jogos brasileiros que serão apresentados no estande da Brazil Games e estarão disponíveis para os visitantes testarem são:
– Maser Lemon e The Tree of Languages, da Pepita Digital; FC Barcelona Freestyle e Benfica Football Merge, da Hermit Crab;
– Midnight Dreams, da Extraordiany Games; Starlit Adventures 2, da Rockhead Studio. Além disso, a Audaces apresentará o software de desenvolvimento Audaces Fashion Studio.
A lista completa das 47 empresas brasileiras participantes é composta por:
– Arvore Immersive Experiences, Audaces, Behold Studios, BitCake Studio, Cavylabs, Coffeenauts, Diorama Digital, Double Dash Studios, Extraordinary Games Studio, Fanatee;
– Fira Soft, Flux Games, Games Dev Hub, Gamescom LATAM & BIG Festival, Gazeus Games, Glitch Factory, Hermit Crab Game Studio, Ilex Games, Izyplay Game Studio, Kokku;
– Kreativitas Studio, Lab Secreto, Lightfarm Studios, Limiar Studios, Mad Mimic, Magistral Games, Main Leaf, MedRoom, Minimol Games, Nuuvem, Pepita Digital, Petit Fabrik;
– Pipa Studios, Rockhead Studios, Rogue Snail, RoundTable Studios, Seize Studios, Siprocal, Smash Mountain Studio, Spark Studio, Split Studio, Tapps Games, Theogames, ViVa Games;
– VRMonkey, Webcore Games, White Wolfy e Wingeon Game Studio.
Além de liderar a comitiva de 47 estúdios, a Abragames participará ao lado de associações de outros países do “Global Play Showcase”, uma exposição que será realizada na mesma semana da GDC 2024.
A iniciativa é fruto da parceria da Abragames com a federação das associações mundiais de videogames, e reúne alguns dos melhores games de dez países e regiões.
O game nacional escolhido pela associação brasileira para ser apresentado no evento é o Mark of the Deep, do estudio Mad Mimic.
A Global Play Showcase acontece em 19 de março, no BuzzWorks, em São Francisco/EUA, das 18h às 21h, horário local (das 23h às 2h, no horário de Brasília).
O evento é aberto para publishers, investidores e convidados que terão a oportunidade de jogar, avaliar e fazer contatos com os desenvolvedores por trás desses novos títulos.